2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade (ECES)

 

Esta edição do evento apresenta os seguintes eixos temáticos:
- Transversalidade no Tema Água;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Formação de Professores;
- Educação Ambiental;
- Práticas Docentes e Projetos Educativos;
- Pesquisas e Recursos Tecnológicos.

Observações:
- Link para o site do Evento: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ceds/iieces
- Os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Encontro;
- Os certificados serão disponibilizados online.

ESPECIALISTAS ESTRANGEIROS E DO BRASIL DEBATEM A INOVAÇÃO

publicado em15/10/2013 09:21:56

 

Ops.. A foto não carregou.

A ULBRA sedia o VI Congresso Internacional do Ensino da Matemática, nos dias 16, 17 e 18.10, no campus Canoas, em uma promoção do curso de graduação em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM). Para os três dias, estão programadas diversas atividades para reflexão e debate do ensino e seus desafios, como minicursos, conferências, comunicações científicas e relatos de experiências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

Entre os conferencistas e ministrantes estão mais de 40 especialistas vindos de todo o Brasil e também do exterior: Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai.  Temas como o uso da tecnologia para o ensino, integração da universidade como o ensino básico, perfil do professor de matemática, entre outros, serão debatidos durante o Congresso.

Em sua edição anterior, realizada em 2010, o Congresso contou com mais de 1,1 mil inscritos. Para este ano, a expectativa é manter ou superar essa marca. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ulbra.br/ciem2013/.

I Congresso Regional de Práticas Inovadoras

Alunas do PPGECIM, Suelem Bomfim e Roberta Dall Agnese participaram do I Congresso Regional de Práticas Inovadoras, que ocorreu na ULBRA no dia 27/08/2013, com organização da SMED Canoas.

 

Continue reading

PPGECIM nas Escolas!

Na manhã do dia 21 de julho foi realizada uma oficina relacionada às espécies nativas e exóticas do Rio Grande do Sul com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio do Colégio ULBRA São João. Participaram do trabalho a bolsista de doutorado Mariana Proença, o bolsista de mestrado Joel Oliveira da Costa, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM), o Professor Rossano André Dal-Farra e a bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio e aluna do Colégio São João, Daniela Fonseca.

O trabalho contou com o apoio da Diretora Rosa Moreira Gonzalez, da Orientadora Andréia Bagatini, da Supervisora Rosane Castellano Tedesco e dos professores da escola, sendo realizado com grande interesse por parte dos alunos, e se constituindo em valiosa oportunidade de integração entre docentes e discentes da Educação Básica e da Educação Superior

33º EDEQ

ULBRA abre inscrições para 1º Encontro de Ciências em Educação

 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas está organizando o 1º Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade. O evento, que acontece de 02 a 04.09 deste ano, tem o apoio das coordenações dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química.

As inscrições para apresentação de pôsteres e artigos podem ser realizadas até dia 15.05 através do site www.conferencias.ulbra.br. De acordo com a doutoranda do PPGECIM, Janaína Dias Godinho, uma das organizadoras do Encontro, serão discutidos oito eixos temáticos – o Ensino de Ciências para Sustentabilidade nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Química, Sustentabilidade e Educação, Práticas Ambientais e Relatos de Experiências sobre Sustentabilidade e Cidadania.

A professora do PPGECIM e do curso de Ciências Biológicas, Maria Eloisa Farias, destaca que o evento é um momento de troca de experiências entre os pesquisadores e educadores das áreas das Ciências.

Divulgado em: http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4167/ulbra-inscreve-para-1-encontro-de-ciencias-em-educacao/

CNEA – Congresso Nacional de Educação Ambiental

 

 

 

 

 

 

Os Congresso Nacional de Educação Ambiental & Encontro Nordestino de Biogeografia são Eventos Bianuais, sediados na cidade de João Pessoa, encontram-se em sua terceira edição. O I CNEA, juntamente com o III ENBio, foram realizados no ano de 2009 com 1.300 participantes e o II CNEA & IV ENBio de 2011, com 1.500 participantes, e respectivos temas gerais: Educação para a Sociedade Sustentável e Saúde Global e Caminhos para a Conservação da Sociobiodiversidade.

O III CNEA tem como objetivo proporcionar amplo debate sobre as mudanças do meio ambiente em nível global e local, as atividades programadas incluem simpósios, conferências, palestras, debates e grupos de trabalhos, reunindo centenas de congressistas do Brasil e do Exterior.

O V Encontro Nordestino de Biogeografia é um evento acadêmico-científico, pautado na compreensão dos fenômenos naturais e antrópicos pertinentes à composição, relações e distribuição dos seres vivos na superfície terrestre e corpos hídricos continentais e oceânicos.

A Assembléia Geral da ONU elegeu 2013 como o ano destinado à Cooperação Internacional pela Água. Em sintonia com o “Ano das Águas”, o tema geral do III CNEA & V ENBio é Educação e Cooperação pela Água para a Conservação da Biodiversidade, norteando os 18 eixos temáticos para desenvolvimento, apresentação e publicação dos trabalhos acadêmicos, científicos e técnico-educativos.

Mais informações no site do evento: http://www.cnea.com.br/

1º ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE – 2 a 4 de setembro – 2013