2º Encontro de Ciências em Educação para a Sustentabilidade (ECES)

 

Esta edição do evento apresenta os seguintes eixos temáticos:
- Transversalidade no Tema Água;
- Sustentabilidade Ambiental;
- Formação de Professores;
- Educação Ambiental;
- Práticas Docentes e Projetos Educativos;
- Pesquisas e Recursos Tecnológicos.

Observações:
- Link para o site do Evento: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ceds/iieces
- Os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Encontro;
- Os certificados serão disponibilizados online.

Docente leva trabalho ao I CEMACYC na República Dominicana

 

Ops.. A foto não carregou.

 

 

 

 

 

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, professora Claudia Lisete Oliveira Groenwald, esteve presente, como convidada, do I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe ( I CEMACYC), realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 6 a 8 de novembro. O I CEMACYC nasceu durante a realização da Escuela Seminario Internacional Construcción de Capacidades en Matemáticas y Educación Matemática, celebrado na Costa Rica, em agosto de 2012. Esse foi o segundo evento realizado pelo Capacity and Networking Project de la International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Este livro de Proceedings inclui trabalhos apresentados em espanhol, português e inglês provenientes de 16 países. A relevância e a qualidade do evento tem sido assegurada por um Comitê Científico Internacional, apoiado por um grupo de revisores especiais de muitos países da região e de fora dela. O evento recebeu cerca de 300 proposta de trabalhos (comunicações, oficinas e pôsteres), mas através de processos de revisão exigentes a programação final tem somente um pouco mais de uma centena delas. O propósito deste evento é promover o progresso da Educação Matemática nos países da região, criar uma tradição de eventos, apoiar o desenvolvimento e a criação de projetos de investigação, buscar o desenvolvimento profissional de docentes em todos os níveis educativos e fortalecer as linhas de contato entre os povos dos países da região. A base científica para organização do congresso se estabeleceu em Costa Rica, onde uma equipe da Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe assegurou a administração científica e da plataforma tecnológica que forneceu o suporte imprescindível. Os professores Maurício Rosa e Tania Seibert e alunos do PPGECIM, também participaram do Congresso.

 

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5169/docente-leva-trabalho-ao-i-cemacyc-na-republica-dominicana/

publicado em: 10/11/2013 13:14:36

ESPECIALISTAS ESTRANGEIROS E DO BRASIL DEBATEM A INOVAÇÃO

publicado em15/10/2013 09:21:56

 

Ops.. A foto não carregou.

A ULBRA sedia o VI Congresso Internacional do Ensino da Matemática, nos dias 16, 17 e 18.10, no campus Canoas, em uma promoção do curso de graduação em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM). Para os três dias, estão programadas diversas atividades para reflexão e debate do ensino e seus desafios, como minicursos, conferências, comunicações científicas e relatos de experiências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

Entre os conferencistas e ministrantes estão mais de 40 especialistas vindos de todo o Brasil e também do exterior: Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai.  Temas como o uso da tecnologia para o ensino, integração da universidade como o ensino básico, perfil do professor de matemática, entre outros, serão debatidos durante o Congresso.

Em sua edição anterior, realizada em 2010, o Congresso contou com mais de 1,1 mil inscritos. Para este ano, a expectativa é manter ou superar essa marca. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ulbra.br/ciem2013/.

Oficinas Observatório da Educação

 

Arquivo Completo para visualização das oficinas:

https://docs.google.com/file/d/0B9VphaWoJ8BKLUhNT2dGQl9jdHc/edit?usp=sharing

I Congresso Regional de Práticas Inovadoras

Alunas do PPGECIM, Suelem Bomfim e Roberta Dall Agnese participaram do I Congresso Regional de Práticas Inovadoras, que ocorreu na ULBRA no dia 27/08/2013, com organização da SMED Canoas.

 

Continue reading

ULBRA abre inscrições para 1º Encontro de Ciências em Educação

 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas está organizando o 1º Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade. O evento, que acontece de 02 a 04.09 deste ano, tem o apoio das coordenações dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química.

As inscrições para apresentação de pôsteres e artigos podem ser realizadas até dia 15.05 através do site www.conferencias.ulbra.br. De acordo com a doutoranda do PPGECIM, Janaína Dias Godinho, uma das organizadoras do Encontro, serão discutidos oito eixos temáticos – o Ensino de Ciências para Sustentabilidade nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Química, Sustentabilidade e Educação, Práticas Ambientais e Relatos de Experiências sobre Sustentabilidade e Cidadania.

A professora do PPGECIM e do curso de Ciências Biológicas, Maria Eloisa Farias, destaca que o evento é um momento de troca de experiências entre os pesquisadores e educadores das áreas das Ciências.

Divulgado em: http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4167/ulbra-inscreve-para-1-encontro-de-ciencias-em-educacao/

1º ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE – 2 a 4 de setembro – 2013

III SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO

Já está disponível no endereço http://www.unifoa.edu.br/simposio, as informações sobre o III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, evento que acontece de 2 em 2 anos, promovido pelo Programa em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UNIFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Nesta edição será realizada entre os dias 16 e 17 de maio de 2013, no Campus Olezio Galotti (Três Poços) em Volta Redonda –RJ.
Objetivos: Reunir e favorecer a interação de professores e pesquisadores em Ensino de
Ciências, Biologia, Química, de Meio Ambiente, de Saúde e de áreas afins, a fim de discutir trabalhos de pesquisa e relatos de experiência sobre práticas docentes visando à melhoria da qualidade do ensino.

Informações importantes:

Período de Inscrições Online – 28/02/2013 a 09/05/2013
Período de Submissão de trabalhos – 28/02/2013 a 28/03/2013
Divulgação dos Trabalhos Aceitos – 16/04/2013
Valor das Inscrições – R$ 25,00

Cada inscrição dá direito ao participante de apresentar até dois trabalhos. Serão
aceitos trabalhos que descrevam relatos de experiência ou pesquisa e projetos de
extensão na área de ensino, finalizados ou em andamento.