ULBRA pesquisa Educação Matemática de pessoa com deficiência

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4001/ulbra-pesquisa-educacao-matematica-de-pessoa-com-deficiencia/ publicado em26/03/2013 22:08:27

Aprendizagem Matemática de um jovem com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari é o título da tese de doutorado que será defendida este semestre pela professora do curso de Matemática – licenciatura da ULBRA Canoas, Tania Elisa Seibert, orientada pela professora doutora Claudia Lisete Oliveira Groenwald e co-orientada pela professora da Universidad de La Laguna, no Tenerife (Espanha), Maria Aurelia Noda Herrera. Ela é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade e acompanhou um menino com deficiência durante três anos. Continue reading

Arno Bayer apresenta pesquisa para sociedade didática alemã

Ops.. A foto não carregou.

Como o livro didático de matemática contribui na formação da consciência ambiental dos jovens? Uma pesquisa sobre este tema será apresentada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer, durante o 48º Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, (48º Congresso da Sociedade Didática da Matemática da Alemanha ), em Koblenz, na Alemanha, dia 08.03. O trabalho intitulado Umweltbildung und Nachhatigkeit in Mathematik – Lehrbüchern in Brasilian aborda a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática no Brasil. A pesquisa está sendo realizada com professores de escolas estaduais e municipais de São Sebastião do Caí e cidades da região, localizadas próximo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pesquisa estuda a educação ambiental e a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática utilizados nas escolas onde esses professores lecionam.  A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2013, com colaboração do doutorando Cláudio Cristiano Liel. A intenção é mostrar que o livro didático pouco contribui nesta área, e pode colaborar bem mais na formação da consciência ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio.  A viagem de Arno Bayer tem o apoio da CAPES. Continue reading

Docentes, colaboradores e alunos elegem representantes

publicado em:06/11/2013 15:12:34

Com o novo Estatuto aprovado pelo Conselho Universitário da ULBRA, em setembro, a nova Reitoria da instituição inovou e abriu processos para eleição dos membros deste Conselho para o período 2014/2015. As eleições para representantes de docentes, coordenadores de cursos e colaboradores técnico-administrativos e alunos são abertas às unidades de ensino superior de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, além da Unidade de Ensino a Distância, sediada no campus Canoas e com atuação nacional. Os votos são realizados eletronicamente no sistema do Autoatendimento no site www.ulbra.br, em formulário disponível no item Avaliação Institucional.

A Associação dos Funcionários da ULBRA (ASSFULBRA) divulgou edital para eleição dos representantes do corpo técnico-administrativo para o Conselho Universitário (ConsUn). A votação ocorre de 11 a 20.11. “Este é um momento marcante na história de nossa Universidade, pois estamos exercendo o direito de votar entre nossos pares para eleger o representante de nossa preferência”, afirma a presidente da Associação, Tatiana Patrícia Henz.

A Pró-reitoria Acadêmica divulgou edital de convocação para eleição dos representantes de coordenações de cursos de graduação ativos para o ConsUn. Os cursos estão agrupados em áreas de conhecimento: Educação; Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; e Saúde e Bem-estar Social. A votação ocorre de 6 a 20.11.

A Pró-reitoria Acadêmica publicou, também, edital que define os critérios para o processo de escolha dos dois representantes ao Conselho Universitário (ConsUn) de coordenadores de programas de pós-graduação Stricto Sensu. Os votos serão realizados manualmente por meio de cédula de eleição, na reunião do Colegiado da Pró-reitoria Adjunta de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, no dia 20.11, das 14h30min às 16h30min. São candidatos a representante titular e suplente, os coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde; em Educação; em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis; em Ensino de Ciências e Matemática; em Genética e Toxicologia Aplicada; em Odontologia; e em Saúde Coletiva.

A Associação dos Docentes da ULBRA (ADULBRA) divulgou edital para eleição dos representantes de docentes ativos da Instituição. Dois professores titulares e seus respectivos suplentes, serão eleitos por seus pares. Um terceiro representante será o presidente da ADULBRA, tendo como suplente um dos vice-presidentes. A votação ocorre de 6 a 20

http://www.ulbra.br/graduacao/noticia/5130/docentes-e-tecnicos-administrativos-elegem-representantes/

ULBRA faz seu maior vestibular dos últimos nove anos

Foi realizada nesta manhã, 09.11, a edição de verão do Vestibular da ULBRA 2014, em 12 das 15 unidades de ensino superior da Universidade em todo o Brasil, além dos polos de educação a distância. O processo seletivo prossegue amanhã, 10.11, nos polos e campi de Rondônia e Tocantins, onde a prova inicia às 9h. Na avaliação do reitor Marcos Fernando Ziemer (foto), “foi uma grata surpresa para a ULBRA que este seja o maior vestibular que realizamos desde 2004. Estamos remodelando os nossos cursos na área pedagógica e reestruturando a nossa gestão administrativa. A comunidade está percebendo isto e estamos muito felizes. Existe engajamento dos professores, colaboradores e alunos nesse processo e ficamos muito satisfeitos com os indicadores do MEC, nos conceitos obtidos pelos cursos. Isso tudo demonstra a qualidade do nosso ensino, colocando nossos cursos na vitrine e, assim, a procura vem aumentando”.
No total, 14.672 candidatos se inscreveram em todo o Brasil. Destes 7.856 buscam vagas nos campi e polos do Rio Grande do Sul. A ULBRA está ofertando 152 cursos presenciais e 21 na modalidade a distância, no Brasil. O curso mais procurado é Medicina, com 35,7 candidatos por vaga.

Na modalidade EAD as inscrições continuam abertas no site www.ulbra.br/vestibular.
Os candidatos podem escolher a data para fazer a prova. São 21 opções de cursos, ofertados em 83 polos localizados em 22 Estados brasileiros.

Canoas
A prova do campus Canoas ocupou quatro prédios para atender os candidatos. O diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, comemora o grande número de inscrições – em Canoas foram 4.960. A procura pela Medicina cresceu 41% em relação à última prova. “Nós pudemos mostrar com números o resultado do trabalho que estamos realizando e a qualidade do atendimento que prestamos. O empenho de todo o corpo docente, do quadro técnico-administrativo e dos próprios alunos, nos possibilitou realizar o maior vestibular dos últimos nove anos. O foco nos quesitos relacionados ao atendimento e qualidade dos serviços e do ensino, priorizada pela atual Reitoria, está obtendo resultados”, afirmou.
Veja fotos do vestibular no campus Canoas. Acesse o álbum.

Divulgação do gabarito da prova de sábado: dia 09.11, a partir das 18 horas, no site www.ulbra.br.

Divulgação do listão dos cursos presenciais: dia 11.11, a partir das 18 horas, no site www.ulbra.br.

Divulgação do listão dos cursos a distância: será divulgado sistematicamente no site, a partir de uma semana após a realização da prova (fixa e/ou contínuas). Os candidatos de Rondônia e Tocantins devem acompanhar o resultado do processo seletivo no site.

publicado em 09/11/2013 11h00 http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/5116/ulbra-faz-seu-maior-vestibular-dos-ultimos-nove-anos/

INSCRIÇÕES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO JÁ ESTÃO ABERTAS

Interessados em cursar uma pós-graduação devem ficar atentos aos prazos de inscrição para os programas de mestrado e doutorado da ULBRA. As datas são diferentes entre si, e estão listadas abaixo. Para informações sobre taxas, documentação e processo seletivo, consulte o site do programa de interesse, no site da Pós. A ULBRA oferece especializações stricto e lato sensu em diversas áreas.

Para a diretora de Pós-graduação da ULBRA, Nádia Schröder, a importância de cursar uma pós está no objetivo do profissional buscar qualificação, crescimento e projeção em sua área de atuação. “Aliado a isto, está a demanda crescente do mercado de trabalho por profissionais altamente qualificados”, ressalta. “A globalização, os avanços tecnológicos, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, e a facilidade da comunicação, a partir das tecnologias da informação (TIs), em uma sociedade que prioriza a gestão, o conhecimento e a sua permanente atualização, têm estimulado os profissionais a buscarem aprimoramento em áreas específicas”. Os mestres e doutores se preparam para atuarem em pesquisa, ensino e desenvolvimento nas áreas tecnológicas, econômicas, sociais e da saúde.

Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde – 14.11

Mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde – 14.11

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática – 05.12

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – 05.12

Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada Modular – 06.12

Mestrado Profissional em Genética e Toxicologia Aplicada Regular  – 06.12

Doutorado em Odontologia – 09.12

Mestrado em Odontologia – 09.12

Mestrado em Saúde Coletiva – 14.11

Mestrado em Educação – 29.11

Mestrado em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis – 14.12

 

(HTTP://WWW.ULBRA.BR/PPGECIM/NOTICIA/5003/INSCRICOES-PARA-A-POS-GRADUACAO-JA-ESTAO-ABERTAS PUBLICADO EM24/10/2013 15:26:05)


ESPECIALISTAS ESTRANGEIROS E DO BRASIL DEBATEM A INOVAÇÃO

publicado em15/10/2013 09:21:56

 

Ops.. A foto não carregou.

A ULBRA sedia o VI Congresso Internacional do Ensino da Matemática, nos dias 16, 17 e 18.10, no campus Canoas, em uma promoção do curso de graduação em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM). Para os três dias, estão programadas diversas atividades para reflexão e debate do ensino e seus desafios, como minicursos, conferências, comunicações científicas e relatos de experiências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

Entre os conferencistas e ministrantes estão mais de 40 especialistas vindos de todo o Brasil e também do exterior: Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai.  Temas como o uso da tecnologia para o ensino, integração da universidade como o ensino básico, perfil do professor de matemática, entre outros, serão debatidos durante o Congresso.

Em sua edição anterior, realizada em 2010, o Congresso contou com mais de 1,1 mil inscritos. Para este ano, a expectativa é manter ou superar essa marca. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ulbra.br/ciem2013/.

Oficinas Observatório da Educação

 

Arquivo Completo para visualização das oficinas:

https://docs.google.com/file/d/0B9VphaWoJ8BKLUhNT2dGQl9jdHc/edit?usp=sharing

I Congresso Regional de Práticas Inovadoras

Alunas do PPGECIM, Suelem Bomfim e Roberta Dall Agnese participaram do I Congresso Regional de Práticas Inovadoras, que ocorreu na ULBRA no dia 27/08/2013, com organização da SMED Canoas.

 

Continue reading