ULBRA pesquisa Educação Matemática de pessoa com deficiência

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4001/ulbra-pesquisa-educacao-matematica-de-pessoa-com-deficiencia/ publicado em26/03/2013 22:08:27

Aprendizagem Matemática de um jovem com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari é o título da tese de doutorado que será defendida este semestre pela professora do curso de Matemática – licenciatura da ULBRA Canoas, Tania Elisa Seibert, orientada pela professora doutora Claudia Lisete Oliveira Groenwald e co-orientada pela professora da Universidad de La Laguna, no Tenerife (Espanha), Maria Aurelia Noda Herrera. Ela é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade e acompanhou um menino com deficiência durante três anos. Continue reading

Arno Bayer apresenta pesquisa para sociedade didática alemã

Ops.. A foto não carregou.

Como o livro didático de matemática contribui na formação da consciência ambiental dos jovens? Uma pesquisa sobre este tema será apresentada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer, durante o 48º Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, (48º Congresso da Sociedade Didática da Matemática da Alemanha ), em Koblenz, na Alemanha, dia 08.03. O trabalho intitulado Umweltbildung und Nachhatigkeit in Mathematik – Lehrbüchern in Brasilian aborda a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática no Brasil. A pesquisa está sendo realizada com professores de escolas estaduais e municipais de São Sebastião do Caí e cidades da região, localizadas próximo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pesquisa estuda a educação ambiental e a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática utilizados nas escolas onde esses professores lecionam.  A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2013, com colaboração do doutorando Cláudio Cristiano Liel. A intenção é mostrar que o livro didático pouco contribui nesta área, e pode colaborar bem mais na formação da consciência ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio.  A viagem de Arno Bayer tem o apoio da CAPES. Continue reading

Aluno do PPGECIM faz Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos

 

Ops.. A foto não carregou.

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, Vinícius Pazuch, está nos Estados Unidos realizando estágio de doutoramento sanduíche no exterior, no Department of Urban Education, na Rutgers University Newark, em New Jersey. Ele participa das atividades do grupo de pesquisa coordenado pelo professor Arthur B. Powell, no qual é discutida a tese (em andamento) – Cyberformação Semipresencial: relações com o saber entre professores que ensinam matemática, que é orientada pelo professor Maurício Rosa.

Vinícius também participa de duas disciplinas: Qualitative Methods II e Collaboration and Dynamic Mathematics in Middle and High Schools. Segundo ele, “esta é uma oportunidade para aprimorar as leituras em Educação Matemática para a escrita da tese, além de estar em contato com outros pesquisadores, outra cultura e outra língua”. O Doutorado Sanduíche é financiado pela Coordenação de Aperçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES ), no período de setembro de 2013 a março de 2014. Em novembro, Vinícius esteve em Chicago, participando do seu primeiro evento em Educação Matemática  totalmente em língua inglesa, o Psychology of Mathematics Education–North American.

Aproveitando o período de estudos, o doutorando registrou em fotos as suas atividades nos Estados Unidos

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5168/aluno-do-ppgecim-faz-doutorado-sanduiche-nos-estados-unidos/

publicado em13/11/2013 12:39:19

Docente leva trabalho ao I CEMACYC na República Dominicana

 

Ops.. A foto não carregou.

 

 

 

 

 

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, professora Claudia Lisete Oliveira Groenwald, esteve presente, como convidada, do I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe ( I CEMACYC), realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 6 a 8 de novembro. O I CEMACYC nasceu durante a realização da Escuela Seminario Internacional Construcción de Capacidades en Matemáticas y Educación Matemática, celebrado na Costa Rica, em agosto de 2012. Esse foi o segundo evento realizado pelo Capacity and Networking Project de la International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Este livro de Proceedings inclui trabalhos apresentados em espanhol, português e inglês provenientes de 16 países. A relevância e a qualidade do evento tem sido assegurada por um Comitê Científico Internacional, apoiado por um grupo de revisores especiais de muitos países da região e de fora dela. O evento recebeu cerca de 300 proposta de trabalhos (comunicações, oficinas e pôsteres), mas através de processos de revisão exigentes a programação final tem somente um pouco mais de uma centena delas. O propósito deste evento é promover o progresso da Educação Matemática nos países da região, criar uma tradição de eventos, apoiar o desenvolvimento e a criação de projetos de investigação, buscar o desenvolvimento profissional de docentes em todos os níveis educativos e fortalecer as linhas de contato entre os povos dos países da região. A base científica para organização do congresso se estabeleceu em Costa Rica, onde uma equipe da Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe assegurou a administração científica e da plataforma tecnológica que forneceu o suporte imprescindível. Os professores Maurício Rosa e Tania Seibert e alunos do PPGECIM, também participaram do Congresso.

 

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5169/docente-leva-trabalho-ao-i-cemacyc-na-republica-dominicana/

publicado em: 10/11/2013 13:14:36

1º defesa de Tese do PPGECIM

1ª DEFESA DE TESE PPGECIM

TÍTULO: “O Professor de Matemática Online Percebendo-se em cyberformação”

Aluno: Denilson José Seidel

Orientador: Prof. Dr. Mauricio Rosa

ESPECIALISTAS ESTRANGEIROS E DO BRASIL DEBATEM A INOVAÇÃO

publicado em15/10/2013 09:21:56

 

Ops.. A foto não carregou.

A ULBRA sedia o VI Congresso Internacional do Ensino da Matemática, nos dias 16, 17 e 18.10, no campus Canoas, em uma promoção do curso de graduação em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM). Para os três dias, estão programadas diversas atividades para reflexão e debate do ensino e seus desafios, como minicursos, conferências, comunicações científicas e relatos de experiências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

Entre os conferencistas e ministrantes estão mais de 40 especialistas vindos de todo o Brasil e também do exterior: Alemanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Estados Unidos, México e Uruguai.  Temas como o uso da tecnologia para o ensino, integração da universidade como o ensino básico, perfil do professor de matemática, entre outros, serão debatidos durante o Congresso.

Em sua edição anterior, realizada em 2010, o Congresso contou com mais de 1,1 mil inscritos. Para este ano, a expectativa é manter ou superar essa marca. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.ulbra.br/ciem2013/.