Arno Bayer apresenta pesquisa para sociedade didática alemã

Ops.. A foto não carregou.

Como o livro didático de matemática contribui na formação da consciência ambiental dos jovens? Uma pesquisa sobre este tema será apresentada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer, durante o 48º Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, (48º Congresso da Sociedade Didática da Matemática da Alemanha ), em Koblenz, na Alemanha, dia 08.03. O trabalho intitulado Umweltbildung und Nachhatigkeit in Mathematik – Lehrbüchern in Brasilian aborda a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática no Brasil. A pesquisa está sendo realizada com professores de escolas estaduais e municipais de São Sebastião do Caí e cidades da região, localizadas próximo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pesquisa estuda a educação ambiental e a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática utilizados nas escolas onde esses professores lecionam.  A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2013, com colaboração do doutorando Cláudio Cristiano Liel. A intenção é mostrar que o livro didático pouco contribui nesta área, e pode colaborar bem mais na formação da consciência ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio.  A viagem de Arno Bayer tem o apoio da CAPES. Continue reading

Docente leva trabalho ao I CEMACYC na República Dominicana

 

Ops.. A foto não carregou.

 

 

 

 

 

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, professora Claudia Lisete Oliveira Groenwald, esteve presente, como convidada, do I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe ( I CEMACYC), realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 6 a 8 de novembro. O I CEMACYC nasceu durante a realização da Escuela Seminario Internacional Construcción de Capacidades en Matemáticas y Educación Matemática, celebrado na Costa Rica, em agosto de 2012. Esse foi o segundo evento realizado pelo Capacity and Networking Project de la International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Este livro de Proceedings inclui trabalhos apresentados em espanhol, português e inglês provenientes de 16 países. A relevância e a qualidade do evento tem sido assegurada por um Comitê Científico Internacional, apoiado por um grupo de revisores especiais de muitos países da região e de fora dela. O evento recebeu cerca de 300 proposta de trabalhos (comunicações, oficinas e pôsteres), mas através de processos de revisão exigentes a programação final tem somente um pouco mais de uma centena delas. O propósito deste evento é promover o progresso da Educação Matemática nos países da região, criar uma tradição de eventos, apoiar o desenvolvimento e a criação de projetos de investigação, buscar o desenvolvimento profissional de docentes em todos os níveis educativos e fortalecer as linhas de contato entre os povos dos países da região. A base científica para organização do congresso se estabeleceu em Costa Rica, onde uma equipe da Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe assegurou a administração científica e da plataforma tecnológica que forneceu o suporte imprescindível. Os professores Maurício Rosa e Tania Seibert e alunos do PPGECIM, também participaram do Congresso.

 

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5169/docente-leva-trabalho-ao-i-cemacyc-na-republica-dominicana/

publicado em: 10/11/2013 13:14:36

1º defesa de Tese do PPGECIM

1ª DEFESA DE TESE PPGECIM

TÍTULO: “O Professor de Matemática Online Percebendo-se em cyberformação”

Aluno: Denilson José Seidel

Orientador: Prof. Dr. Mauricio Rosa

O XII Fórum de Pesquisa, XIX Salão de Iniciação Científica e o I Salão de Iniciação Científica Júnior

 

O XII Fórum de Pesquisa, XIX  Salão de Iniciação Científica e o I Salão de Iniciação Científica Júnior  estão com as inscrições abertas.

A inscrição está disponível no endereço http://www.ulbra.br/expoulbra//informacoes-gerais até o dia 9 de setembro.

EXPLORE O UNIVERSO ACADÊMICO E VÁ ALÉM

Continue reading

PPGECIM nas Escolas!

Na manhã do dia 21 de julho foi realizada uma oficina relacionada às espécies nativas e exóticas do Rio Grande do Sul com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio do Colégio ULBRA São João. Participaram do trabalho a bolsista de doutorado Mariana Proença, o bolsista de mestrado Joel Oliveira da Costa, ambos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA (PPGECIM), o Professor Rossano André Dal-Farra e a bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio e aluna do Colégio São João, Daniela Fonseca.

O trabalho contou com o apoio da Diretora Rosa Moreira Gonzalez, da Orientadora Andréia Bagatini, da Supervisora Rosane Castellano Tedesco e dos professores da escola, sendo realizado com grande interesse por parte dos alunos, e se constituindo em valiosa oportunidade de integração entre docentes e discentes da Educação Básica e da Educação Superior

OFICINAS E PALESTRAS MARCAM DIA DA MATEMÁTICA NA ULBRA

Oficinas e palestras marcam Dia da Matemática na ULBRA

publicado emhttp://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4191/oficinas-e-palestras-marcam-dia-da-matematica-na-ulbra 07/05/2013 12:23:40

 

Ops.. A foto não carregou.

O curso de Matemática da ULBRA Canoas realizou nesta terça-feira, 07.05, oficinas e palestras para marcar o Dia da Matemática. O evento reuniu alunos do curso, professores e estudantes de escolas de Ensino Médio, além de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade.

Durante todo o dia, os estudantes participaram de oficinas e palestras que abordaram questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para a professora de História da Escola Estadual de Ensino Médio Berthalina Kirsch, Clarice Lampert, que acompanhou uma turma de 1º ano que veio de Igrejinha, o dia foi bastante válido. “Eles (alunos) tiveram contato com temas que, muitas vezes não são discutidos em aula”, destacou a educadora.

A coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald e os doutorandos Alexandre Monteiro e Lucas Seibert, falaram sobre a Evolução da Tecnologia na Educação, mostrando alguns dos métodos de ensino utilizados ao longo dos tempos até chegar aos atuais programas de computadores e salas interativas que possibilitam maior participação do aluno em sala de aula.

Além das oficinas e palestras, alunos do curso, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) fizeram uma exposição do trabalho desenvolvido junto às escolas Irmão Pedro e Erna Würth.

O Dia da Matemática é lembrado nacionalmente em 06.05, dia do nascimento de Júlio César de Melo e Souza, conhecido como Malba Tahan, que foi escritor e professor de Matemática.

Mais informações no site www.ulbra.br/matematica ou na página do Facebook/cursodematematica.ulbra.

ULBRA abre inscrições para 1º Encontro de Ciências em Educação

 

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas está organizando o 1º Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade. O evento, que acontece de 02 a 04.09 deste ano, tem o apoio das coordenações dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química.

As inscrições para apresentação de pôsteres e artigos podem ser realizadas até dia 15.05 através do site www.conferencias.ulbra.br. De acordo com a doutoranda do PPGECIM, Janaína Dias Godinho, uma das organizadoras do Encontro, serão discutidos oito eixos temáticos – o Ensino de Ciências para Sustentabilidade nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Química, Sustentabilidade e Educação, Práticas Ambientais e Relatos de Experiências sobre Sustentabilidade e Cidadania.

A professora do PPGECIM e do curso de Ciências Biológicas, Maria Eloisa Farias, destaca que o evento é um momento de troca de experiências entre os pesquisadores e educadores das áreas das Ciências.

Divulgado em: http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4167/ulbra-inscreve-para-1-encontro-de-ciencias-em-educacao/

Acta Scientiae é avaliada com o Qualis B1 pela CAPES

A Revista Acta Scientiae – Ensino de Ciências e Matemática – da ULBRA foi classificada na última avaliação de periódicos da CAPES, da Área 46 – Ensino, com o Qualis B1. A classificação é realizada considerando os periódicos que já foram avaliados e aqueles nos quais os pesquisadores vinculados a cada área da CAPES publicaram no último ano. A avaliação caracteriza-se pelos seguintes estratos indicativos de qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C (com peso zero).

O estrato B1 corresponde às revistas especializadas em ensino, cognição e aprendizagem indexadas nas demais bases internacionais de periódicos constantes do portal CAPES (Latindex, Eric, etc).   Além de manter periodicidade, publicar artigo de relevância nacional e internacional, possuir um corpo editorial e consultivo não endógeno e de reconhecimento científico.

Atualmente, a revista Acta Scientiae pode ser acessada pelo link http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/index. Neste endereço encontram-se todas as informações referentes à qualidade da revista e o processo de publicação. Assim como, as edições anteriores.

 

Fonte: ACS ULBRA – publicado em04/04/2013 17:34:29(http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/4041/acta-scientiae-e-avaliada-com-o-qualis-b1-pela-capes/)

ACTA SCIENTIAE

Visite as edições on line da revista ACTA!

Qualis atualizado! B1

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/index