Revista EM TEIA

Divulgando!

EM TEIA | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica, vinculado à UFPE, acaba de publicar seu último número em http://www.gente.eti.br/revistas/index.php/emteia.

Convidamos a navegar no sumário da revista e acessar os artigos.

Informamos também que a Revista EM TEIA está recebendo novas submissões de artigos para os próximos números.

Contamos com sua colaboração e divulgação de nossa revista.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

Sérgio Paulino Abranches

UFPE – sergio.abranches@gmail.com

Editor Chefe – Revista EM TEIA

Inscrição de trabalhos XVI EBRAPEM

Comunicamos aos estudantes e professores que a inscrição de trabalhos está aberta até 17 de setembro de 2012.

Submissão de Trabalhos para o XVI EBRAPEM: http://matematica.ulbra.br/xviebrapem/submissao.html

 

Local: UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL, Canoas/RS

Período de realização: 12 a 14 de novembro de 2012

O EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática promove há 15 anos discussões sobre pesquisas em Educação Matemática, tendo como foco principal a participação dos estudantes de mestrado e doutorado. Para tanto, são promovidas conferências, mesas redondas, seções de trabalhos, a partir de temáticas específicas. O XVI EBRAPEM tem como temática norteadora: As Tintas da Pesquisa em Educação Matemática nos Papéis Sociais, que tem a finalidade de tratar, entre outros objetivos, da responsabilidade social dos educadores matemáticos.

Organização:

Estudantes Organizadores: Alexandre Branco Monteiro, Andrielly Viana Lemos, Celina Amélia da Silva, Clarissa de Assis Olgin, Cristian Douglas Poeta, Denílson José Seidel, Jamille Mineo, Joseide Justin Dallemole, Lélia de Oliveira Cruz, Lenice Mirandola da Rocha, Lucas Gabriel Seibert, Lucas Vanini, Solange Mussato, Tania Elisa Seibert, Vanderlei Adriano Petry, Vania Ribeiro, Vinícius Pazuch

Professor Responsável: Prof. Dr. Maurício Rosa

Layout do Site: Conrado de Paula, Rodrigo Brasil dos Reis

Oficinas de Fauna e Flora do RS – realização Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS

ULBRA comemora 40 anos nesta quinta-feira, 16.08

Clique aqui para ouvir o spot de rádio comemorativo aos 40 anos da ULBRA.

E acesse aqui o VT com o comercial do aniversário, divulgado na ULBRA TV.

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) completa 40 anos nesta quinta-feira, 16.08. Para comemorar, será realizado um ato solene, a partir das 20h, no Galpão de Eventos do campus Canoas, no qual a Reitoria e a direção da sua mantenedora comemorarão essas quatro décadas de atuação no País, junto com aqueles que fazem a Universidade acontecer. O reitor Marcos Fernando Ziemer presidirá a solenidade, estando acompanhado do vice-reitor e pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Valter Kuchenbecker; do pró-reitor de Administração Levi Schneider; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Erwin Tochtrop Júnior; do pró-reitor de Graduação Ricardo Willy Rieth; do pró-reitor adjunto de Graduação, Pedro Antonio González Hernández; do capelão geral Lucas André Albrecht, além do presidente da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), Adilson Ratund.

Ainda no dia 16.08, a partir das 18h30, a Câmara Municipal de Vereadores de Canoas realiza sessão solene em homenagem ao aniversário da Universidade. Às 20h, ocorrerá a Cantata O Filho Pródigo, com início às 20h, na Capela Universitária do campus Canoas. No domingo, dia 19.08, às 10h, será realizado o Culto em Ação de Graças pelos 40 anos da Instituição, também na Capela, com a participação da Orquestra de Câmara da ULBRA.

Missão Institucional

“A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores”.

Ação Nacional

Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do País. Em 20 delas, têm campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação a distância.

Já são mais de 100 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas.

ULBRA em números

Unidades de Ensino Superior – 15

Rede de Escolas – 17

Egressos da Universidade– 160 mil

Total de alunos nas Escolas – 7.357

Total de alunos no Ensino Superior e a Distância – 59.580

Egressos do módulo EAD – 56 mil

 

Ensino ofertado nas Escolas:

Educação Infantil

Ensino Fundamental

Ensino Médio

Educação Profissional

Ensino Especial para Surdos

 

Cursos ofertados no País que atendem as necessidades regionais:

12 cursos profissionalizantes

232 cursos de graduação e graduação tecnológica presenciais

12 cursos de graduação e graduação tecnológica a distância

95 cursos de especialização

6 programas de mestrado

3 programas de doutorado

Residência Médica

Residência Médica Veterinária

SÍNTESE HISTÓRICA

A Universidade Luterana do Brasil atua no País há 40 anos, completados em agosto de 2012. Para o cumprimento de sua missão educacional, com base na confessionalidade,disponibiliza os saberes acadêmicos na garantia e na ampliação da cidadania da comunidade que a cerca. A ULBRA assume como Missão institucional desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores.

O Início

A abertura de uma escola de ensino básico pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), em 1911, na cidade de Canoas-RS deu início à sua atuação na área da educação. Das Faculdades Canoenses, criadas em 1972, a Instituição passou à Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). O seu decreto de criação data de 1988 e o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação veio em 1989.

A partir dos anos 80, a ULBRA expandiu sua ação educacional para fora dos limites do Rio Grande do Sul, e passa a caracterizar-se por ser multicampi. Hoje, a ULBRA está presente em 85 cidades distribuídas em 21 Estados do País. Em 20 delas, tem campi universitários e escolas instalados. Em outros 65 municípios, a Universidade mantém polos de educação a distância.

Já são mais de 160 mil profissionais formados pela Instituição, em todo o Brasil, para atuarem no mercado de trabalho. Na EAD, a ULBRA já formou 56 mil pessoas.

Universidade é um espaço onde se desenvolvem projetos inovadores e de relevância socioeconômica, não só para a comunidade acadêmica como para as regiões onde está inserida também. A abrangência nacional dá à ULBRA a experiência para valorizar inúmeras culturas, respeitar as regionalidades e refletir sobre a sua ação e intervenção positiva junto às comunidades nas quais está inserida. Ensino, pesquisa e extensão direcionam as ações dos cursos de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado.

Ensino

A partir de abril de 2009, com a gestão focada exclusivamente na educação, a Universidade recebeu notas 4 e 5 (no índice de 1 a 5) das comissões de avaliação do MEC em mais de 70% dos cursos visitados nos campi do Rio Grande do Sul. O ensino ofertado reflete a capacitação do seu quadro docente, que tem mais de 70% de professores mestres e doutores. A partir do Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino, a ULBRA é considerada pelo MEC a sexta melhor universidade particular do Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Na modalidade de educação a distância, a Universidade está em primeiro lugar em qualidade de ensino, a partir dos conceitos obtidos pelos alunos no ENADE.

A Rede de Escolas da ULBRA, constituída de 17 unidades no Brasil, oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, ensino especial para surdos e educação profissionalizante. Presentes em todas as etapas da formação das crianças e adolescentes, as escolas estão empenhadas em formar melhores cidadãos, dando a eles todo o suporte e orientação necessários para que sejam protagonistas da sua própria vida. Esse é um diferencial da ULBRA, oferecer a formação educacional em todos os níveis, com a possibilidade do  prosseguimento no ensino superior  em uma instituição com a mesma filosofia.

Extensão

A ULBRA é reconhecida por seus programas comunitários inclusivos, que destacam o meio ambiente, a sustentabilidade e a participação das pessoas. Mantém uma rede de cooperação permanente com entidades, instituições e empresas voltada para o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e social. Essa interação inclui a oferta de cursos e diversas atividades extensionistas. A ULBRA ainda incentiva e promove atividades culturais, através de vários núcleos – Orquestra de Câmara, coral, teatro, dança e literatura.

Pesquisa

Alunos e professores da ULBRA podem participar de programas de intercâmbio acadêmico, científico e de cooperação, com mais de 30 universidades estrangeiras e a ULBRA também recebe alunos do exterior, proporcionando troca de informações e experiências. A produção científica realizada na ULBRA abrange todas as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq. Projetando o futuro, a Universidade implantou a ULBRATECH, implementando seu parque tecnológico e a incubadora de empresas, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento em todas as regiões onde está presente.

ULBRACOM

A ULBRA TV, a rádio Pop Rock e a Editora da ULBRA estão reunidos em uma mesma rede – a ULBRACOM. As retransmissoras da Rádio e TV, juntas, alcançam mais de 50% dos lares gaúchos. A ULBRA TV pode também ser acessada via satélite (PAS-1R) e retransmissoras em diversos Estados brasileiros, e em Rivera – Uruguai, assim como a programação da Pop Rock pode ser acompanhada via internet. O parque editorial e gráfico publica o material produzido pela comunidade acadêmica.

Esporte Universitário

Para os estudantes que estão nas escolas e campi da Universidade, são oferecidas diversas modalidades esportivas. Estruturas, como a do complexo esportivo do campus Canoas, são palco da formação de atletas e do aperfeiçoamento de acadêmicos de áreas como fisioterapia, medicina e educação física.

As unidades de ensino presencial estão localizadas nos seguintes municípios e estados:

Unidades de Ensino Superior

Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – Ji-Paraná – RO

Centro Universitário Luterano de Manaus – Manaus – AM

Centro Universitário Luterano de Palmas – Palmas – TO

Centro Universitário Luterano de Santarém – Santarém – PA

Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara – Itumbiara – GO

Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho – Porto Velho – RO

ULBRA Cachoeira do Sul – RS

ULBRA Canoas – RS

ULBRA Carazinho – RS

ULBRA Gravataí – RS

ULBRA Guaíba – RS

ULBRA Porto Alegre – RS

ULBRA Santa Maria – RS

ULBRA São Jerônimo – RS

ULBRATorres – RS

Rede de Escolas

Centro Educacional Cristo Salvador – Santarém – PA

Centro Educacional São Paulo – Ji-Paraná – RO

Colégio Antares – Goiatuba – GO

Colégio de Aplicação – Itumbiara – GO

Colégio Especial Concórdia – Porto Alegre- RS

Colégio ULBRA Concórdia – Candelária- RS

Colégio ULBRA Cristo Redentor – Canoas- RS

Colégio ULBRA Palmas – Palmas – TO

Colégio ULBRA São João – Canoas- RS

Colégio ULBRA São Lucas – Sapucaia do Sul- RS

Colégio ULBRA São Pedro – Cachoeira do Sul- RS

Escola Concórdia ULBRA Manaus – Manaus – AM

Escola ULBRA Concórdia Cacoal – Cacoal – RO

Escola ULBRA Martinho Lutero – Guaíba- RS

Escola ULBRA Paz – Canoas- RS

Escola ULBRA São Marcos – Canoas- RS

Escola ULBRA São Mateus – Cachoeirinha – RS

TOTAL DE ALUNOS NAS ESCOLAS– 7.357

TOTAL DE MATRÍCULAS NO ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA–59.580

Fonte: ACS ULBRA

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática acaba de publicar seu último número

DIVULGANDO!!

Prezados Colegas,

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática acaba de publicar seu último número em http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM.

Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos. Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,

We are pleased to announce the launch of a new issue of the International Journal for Studies in Mathematics Education- IJSME (JIEEM).

The IJSME is an open journal in the field of mathematics education. Our aim is to publish articles regarding a variety of themes that could reflect different research approaches within the field.

In order to accentuate a wide-ranging of research papers, and to reach as many researchers as possible, we accept for submission articles in Portuguese, English, French and Spanish.

This journal is a semi-annual and peer-reviewed professional academic research journal. Two reviewers evaluate submitted articles before publishing.

All numbers are on line at  http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM/index

Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática

Vol. 5, No 1 (2012)

Summary http://periodicos.uniban.br/index.php/JIEEM/issue/view/38

Editorial

Rosana Nogueira de Lima and Janete Bolite Frant-THEORIE DE L’ACTIVITE ET DIDACTIQUE, POUR L’ANALYSE CONJOINTE DES ACTIVITES DE L’ENSEIGNANT ET DE L’ELEVE

Janine Rogalski-ARITHMETIC WORD PROBLEMS AND ALGEBRA WORD PROBLEMS

Pedro Franco de Sá and John Andrew Fossa-IMPLICAÇÕES E APLICAÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DO CÁLCULO

Regis Vieira Francisco-STUDENTS’ ATTITUDES TOWARDS GEOMETRY: A CROSS-SECTIONAL STUDY

Yüksel Dede-SUPPORTING MEANINGFUL INITIAL LEARNING OF THE ASSOCIATIVE PROPERTY: CROSS-CULTURAL DIFFERENCES IN TEXTBOOK PRESENTATIONS

Meixia Ding-UNA PROPUESTA PARA LA INTRODUCCIÓN DE LAS CONCEPCIONES SUBJETIVA Y AXIOMÁTICA DE LA PROBABILIDAD EN LA UNIVERSIDAD

José Ignacio Barragués Fuentes, Jenaro Guisasola Aranzabal

Editors: Janete Bolite Frant and Rosana Nogueira de Lima

Oficinas do Laboratório de Matemática!

saiu o calendário de oficinas do laboratório de Matemática!

XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática!

Informações sobre o XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática!

Falta pouco para estarmos reunidos para discutir “Educação Matemática em Tempos de Incertezas”. O cronograma de apresentações dos Relatos de Experiência e Comunicações Científicas estão disponíveis na página do evento www.univates.br/egem, bem como o cronograma das oficinas. Ressaltamos ainda que as inscrições para as oficinas devem ser feitas com antecedência para que os ministrantes das oficinas possam se preparar, inscreva-se em www.univates.br/eventos e busque por “Oficinas do XI Encontro Gaúcho de Educação Matemática – EGEM”

Atenciosamente

Comissão organizadora

Professor Mauricio Rosa participou do 12th ICME

A ULBRA se fez presente em dois eventos de âmbito internacional, na área de educação matemática, por intermédio de publicações dos professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA. O professor Maurício Rosa representou o Programa e apresentou trabalhos nos dois encontros, realizados em Seul, na Coréia e em Taipei, Taiwan, no mês de julho.

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O primeiro, The 12th Internacional Congress on Mathematical Education (ICME), que aconteceu em Seul, de 08 a 15.07. O professor explica que o ICME tem o objetivo de apresentar o trabalho de pesquisadores de todo o mundo a cada quatro anos. O congresso reuniu aproximadamente quatro mil estudiosos em Educação Matemática de 40 países.

Durante o encontro foram apresentadas três pesquisas vinculadas ao PPGECIM da ULBRA Canoas. A primeira, Science and mathematics in-service teacher education aiming at the development for citizenship behavior, é de autoria das professoras Claudia Groenwald, coordenadora do PPGECIM, Jutta Justo e Marlise Geller. A segunda, The other self and the perception of the other self in cybereducation of mathematics teachers, tem como autores os professores Maurício Rosa e Denílson José Seidel. Já a última Philosophical aspects present in questions regarding mathematics education and technology, também é de autoria de Maurício Rosa, em parceria com a professora Maria Aparecida Viggiani Bicudo (Unesp – Rio Claro).

O segundo evento – The 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME) – realizado de 18 a 22.07, em Taipei, acontece anualmente. Este ano, a conferência abordou o tema Oportunidades de Aprender em Educação Matemática, na perspectiva de que a educação deve ser desenvolvida e promovida em dimensões diversificadas. Durante este encontro, o professor Maurício Rosa apresentou o estudo The Best Class I Have Ever Given, Was When I Did Not Give Class, desenvolvido em parceria com Lucas Vanini.

 

Fonte: http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/3101/professor-participou-de-congressos-sobre-educacao-matematica/ (ACS ULBRA) publicado em: 07/08/2012 20:58:28

 

Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática

O Simpósio promovido pelo Necim é dirigido a professores e alunos das licenciaturas da área de Ciências da Natureza e Matemática, e visa contribuir no processo de Formação Continuada de Professores. A partir da troca de experiências e relato de atividades desenvolvidas por docentes em sala de aula vem contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, o que explica o crescimento do número de participantes a cada nova edição. A programação ainda está sendo definida, em breve mais informações através do site: http://necim.cavg.ifsul.edu.br

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site  http://necimsimposio.wordpress.com/ ou no próprio evento que começa no dia 26 de Setembro.

Para demais informações e novidades acesse o site do evento.

Local do Evento: Escola Estadual de 1º e 2º graus Cassiano do Nascimento (Av. Dom Joaquim, 671 – Pelotas/RS)

Comissão Organizadora

NECIM

(53) 3277-6700 Ramal 46