ULBRA lança concurso de crônicas

Como você percebe as relações sociais e contemporaneidade?

            A Diretoria de Cultura da ULBRA convida os alunos e colaboradores da Universidade para participar do concurso de crônicas, que tem como proposta estimular a criatividade na escrita. Os interessados em participar do Concurso de Crônicas poderão inscrever uma crônica com o tema: Como você percebe as relações sociais e contemporaneidade? Os trabalhos enviados serão selecionados e avaliados por uma comissão formada por profissionais indicados pela coordenação do curso de Letras, que escolherá três crônicas.

Inscrições no site da Ulbra, no endereço http://www.ulbra.br/extensao/concurso-de-cronicas

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Submissão de artigos para revista Acta Scientiae!

Informo que as submissões de arigos para a revista Acta Scientiae estão sendo feitas pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER), O endereço é:

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta

Informo que a edição nº  2 desse ano já se encontra na nossa gráfica e foi organizada pela coordenação do GT10 da SBEM. O número é sobre Modelagem Matemática e, em breve, estará no ar. Agradeço desde já às professoras Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara de Loiola Araújo e Eleni Bisognin pelo excelente trabalho.

Informo que a revista Acta Scientiae passou a ser quadrimestral, logo, ainda haverá o último número nesse ano.

Agradecemos a todos os colaboradores e aguardamos críticas e sugestões.

Por favor, divulguem esse email e o endereço da Revista para leitura e novas submissões.

Prof. Dr. Maurício Rosa

Editor Revista Acta Scientiae
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM
Universidade Luterana do Brasil -ULBRA – Canoas (RS)

submissão de trabalhos para o XVI EBRAPEM foi prorrogada até o dia 30/09/2012

SUBMISSÃO

O trabalho deve ser submetido por meio do link (em pdf) no período de 18 de junho até 30 de setembro de 2012. Só serão aceitos trabalhos de pesquisa de mestrado ou doutorado em andamento ou concluído há no máximo um ano.

Para se cadastrar na plataforma siga os passos a seguir:

1- Faça o cadastro, escolhendo a opção autor;

2- Acesse o sistema com o login e a senha criados;

3- Ao acessar o sistema, clique em autor e então em iniciar o processo de submissão;

4- Preencha os dados solicitados;

5- Transferência de Manuscrito: anexe o trabalho;

6- Documentos Suplementares: anexe a carta de recomendação e o comprovante de pagamento da inscrição;

7- Confirme os dados.

O trabalho deve ser enviado acompanhado de dois arquivos: a carta de recomendação (em pdf), assinada pelo(a) orientador(a) e o comprovante de pagamento da inscrição (em pdf), o que permitirá o aceite do trabalho. Na ausência da carta, o trabalho será avaliado pela comissão científica e o resultado será enviado por e-mail.

Os três arquivos a serem enviados devem ser nomeados desta forma: artigo (nomeado pelo sobrenome do autor e número do GD); carta de recomendação (nomeada pelo sobrenome do autor e a palavra carta) e o comprovante de pagamento (nomeado pelo sobrenome do autor e a palavra comprovante).

Para o(a) orientador(a) participar do trabalho como coautor(a), o cadastro deve ser realizado no link, contudo não será cobrada taxa de inscrição.

Inauguradas novas instalações do PPGECIM da ULBRA

publicado em: 14/09/2012 11:28:35

Um novo espaço para o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) foi oficialmente inaugurado na ULBRA Canoas. A área de aproximadamente 600 metros quadrados conta com salas de aula, pesquisa, local para estudo e gabinetes para os professores pesquisadores. A obra foi realizada com financiamento do Governo Federal, através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

De acordo com o professor Agostinho Serrano, um dos responsáveis pelo projeto, a proposta é uma grande conquista para a Universidade, pois além de colocar o PPGECIM como um dos mais avançados e modernos programas de pós-graduação no Brasil, demonstra que a ULBRA recupera sua credibilidade junto aos órgãos públicos e de financiamento de pesquisas. O professor explica que foram investidos R$ 350 mil em uma proposta que levou aproximadamente seis meses para ser concluída.

Para a coordenadora do PPGECIM da ULBRA, Claudia Groenwald, a nova estrutura com equipamentos avançados colabora para o avanço das pesquisas na Universidade. Ela destaca  que o PPGECIM preza por um trabalho acadêmico sério, desenvolvendo pesquisas de inclusão na educação e buscando sempre a melhor qualificação de seu grupo de professores e alunos.

Representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Erwin Tochtrop, o pró-reitor de Graduação, Ricardo Willy Rieth, falou do orgulho que é ter o PPGECIM da ULBRA como referencial no País. “É muito bom ver que nossos professores não se contentam em fazer o feijão com arroz e continuam buscando o melhor”, finalizou o pró-reitor.

Fonte: ACS ULBRA

Como aumentar as chances de publicação e citação do seu artigo.

Um projeto ou qualquer trabalho acadêmico vai passar por uma avaliação. No entanto, os avaliadores geralmente estão assoberbados de trabalho e essa avaliação poderá ser feita de forma apressada e, às vezes, injusta.

Uma maneira de aumentar as chances de um julgamento favorável – para além da qualidade intrínseca do trabalho – é tentar que essa avaliação seja menos apressada e isso pode ser conseguido ao se despertar o interesse do avaliador.

Há que se fazer o trabalho se vender bem ao avaliador, através de ‘anzóis’, tal como se faz numa peça publicitária:

- O primeiro anzol é o Título. Um título não apenas apropriado mas original desperta a atenção e curiosidade do avaliador. Não será apenas ‘mais um trabalho’ a avaliar.
- O segundo anzol é o Resumo. O Resumo é, depois do título, a próxima coisa a ser lida. Muitas vezes decidimos a compra de um livro pelo resumo. O mesmo sucede com o avaliador. Um resumo não só completo e bem estruturado, mas escrito de forma aliciante ‘seduz’ o avaliador para continuar lendo o trabalho.

Mas, um bom título e um bom resumo aumentam suas chances se forem construídos em torno das palavras-chave do trabalho e se estas forem bem escolhidas.

A escolha das palavras-chave de um artigo é um procedimento aparentemente trivial mas que, em função da nossa realidade atual de buscas na Internet e das exigências crescentes de produtividade científica, merece ser tratado com profissionalismo.

Tal como já acontece em algumas áreas, há uma tendência para que, na nossa área ‘Ensino’, a ‘qualidade’ de um periódico seja medida objetivamente pela frequência com que os artigos aí publicados são citados em outros trabalhos. Portanto, é importante que nossos trabalhos sejam, não só publicados mas também citados.

Não há, além da qualidade intrínseca do trabalho, como garantir que um trabalho seja citado. Todavia, quanto mais ele for lido, maiores as chances de que seja citado. E, para que seja lido, é importante que seja encontrado pelos seus leitores.

Como, hoje em dia, uma parte muito grande da busca de referências bibliográficas se faz por motores de busca como o Google, seria interessante garantir que nossos artigos fossem encontrados mais frequentemente, por forma a garantir maior número de leitores, e, consequentemente, de trabalhos que o citem.

Veja-se, por exemplo, no site da gigante Wiley-Blackwell, esta página (http://authorservices.wiley.com/bauthor/seo.asp) com instruções específicas de como otimizar um artigo para os motores de busca como o Google.

“Otimizar o seu artigo para motores de busca vai aumentar muito a sua chance de ser visto e/ou citado em outro trabalho. Os índices de citação já figuram em muitas áreas como uma medida do valor de um artigo; há evidências de que as visualizações/downloads do artigo também estão começando a contar da mesma forma. As áreas cruciais para a otimização são o resumo e o título de seu artigo, que estão disponíveis livremente para todos on-line.”

Veja nesta página (http://www.fisica-interessante.com/aula-historia-e-epistemologia-da-ciencia-4-ve-epistemologico-de-gowin-2.html) uma técnica que proponho para otimizar as palavras-chave (e, por consequência, o título e o resumo) para o Google.

 

Pror. Dr. Renato Pires dos Santos é docente do PPGECIM e possui doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pós-doutorado em Inteligência Artificial aplicada à Física pela Universitaet Karlsruhe (TH) (Alemanha) .

São oferecidos três cursos em 81 polos de ensino

Inscrições abertas para o vestibular em EAD na ULBRA

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo, Vestibular, da modalidade de Educação a Distância (EAD) na ULBRA. Ao todo, 81 polos de ensino em todo o Brasil irão oferecer os cursos de Administração, Pedagogia e Serviço Social.

Os interessados podem se candidatar por este – das 14h desta terça-feira (04.09) até as 23h59min de 11.09 (terça-feira). O valor da inscrição é de R$ 50,00 e pode ser paga pela rede bancária ou diretamente no polo credenciado, e escolhido pelo vestibulando para o processo seletivo. A prova é composta de uma redação e poderá ser realizada em um dia escolhido entre 9, 10, 11 ou 12.09. No entanto, o aluno deverá optar pela data do exame no ato do cadastro.

O listão dos aprovados será divulgado no site da Universidade, a partir do dia 16.09. As matrículas serão realizadas de 17 a 21.09, no polo onde cada aluno prestou o vestibular, munidos dos documentos relacionados em edital.

Sobre EAD da ULBRA

A ULBRA já formou 56 mil alunos na modalidade a distância e, atualmente, 20 mil discentes, em 21 estados do Brasil, estão estudando nessa modalidade na Instituição.  Devido à metodologia e a qualidade de ensino oferecidas aos estudantes, a ULBRA está em primeiro lugar na modalidade EAD, conforme os conceitos obtidos pelos alunos no ENADE.
Fonte: ACS ULBRA publicado em 04/09/2012 15h41

Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo

DIVULGANDO!!

Prezados leitores e autores,

A revista do Instituto GeoGebra de São Paulo irá publicar seu Volume 1, número 2 de 2012 em breve.

Acessem a revista em http://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP e enviem seu trabalho para ser avaliado.

Qualquer dificuldade enviem email para geogebra@pucsp.br

Aguardamos sua colaboração e agradecemos seu interesse e apoio contínuo.

Celina A. A. P. Abar – PUC-SP

abarcaap@pucsp.br

abarcaap@gmail.com

geogebra@pucsp.br

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Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo http://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP