ULBRA tem inscrições para mestrados e doutorados

Universidade oferece dez Programas de Pós-graduação

 Para quem está planejando começar um curso de Pós-graduação, a ULBRA Canoas oferece inscrições em sete Programas de mestrado e três de doutorado para 2013/1.

Os candidatos podem consultar informações sobre disciplinas, datas e documentação necessária a ser apresentada para concorrer a uma vaga nas páginas específicas dos Programas através do site da Universidade (www.ulbra.br/pos-graduacao). Também é possível solicitar mais informações na secretaria de cada curso.

Revista Paranaense de Educação Matemática – v.1, n.1

DIVULGAÇÃO!

Caros Colegas,

A Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) e o Curso de Matemática anunciam que já se encontra disponível a Revista Paranaense de Educação Matemática – v.1, n.1. Trata-se de uma publicação semestral e eletrônica disponível gratuitamente para consultas.  Aproveitamos a oportunidade e deixamos o convite a todos os interessados a nos enviar contribuições para nosso próximo número da revista, com previsão de publicação no 1º semestre de 2013. O prazo final para o envio das propostas é de 15 de Fevereiro de 2013. Outras informações podem ser vistas no site da revista: www.fecilcam.br/rpemconvidamos a navegar no sumário do v.1, n. 1 da RPEM:  Continue reading

Ensinando Matemática com a Economia Solidária

publicado em: 19/10/2012 15:02:44(www.ulbra.br/ppgecim)

Ops.. A foto não carregou.

 

A tarde de quinta-feira, 18.10, foi de discutir maneiras de ensinar Matemática através dos princípios da Economia Solidária para professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas.

Em uma conferência, a doutora em Educação e docente do Instituto de Ciências Matemática e de Computação, Renata Geromel Meneghetti, falou sobre Etnomatemática no Contexto da Economia Solidária. A professora apresentou o trabalho desenvolvido junto à USP São Carlos (SP), onde acompanha cooperativas e pequenos empreendimentos voltados às práticas de economia solidária.

Renata destacou que foi preciso adequar os diferentes processos pedagógicos de ensino para cada empreendimento, de acordo com o grau de instrução e o tempo disponível das pessoas que participam da pesquisa. A professora argumenta que é preciso que estas pessoas aprendam a pensar matematicamente para gerir os negócios. Ela ressalta que este processo de aprendizagem também contribui para a inclusão e o conhecimento de diferentes culturas.

 

Dissertação aborda estudo com 7ª e 8ª séries

Continue reading

O PPGECIM estará representado no SINTEC!

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza o Seminário Internacional de Educação em Ciências – SINTEC, evento vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e ao Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências – NUEPEC, a realizar-se na cidade de Rio Grande/RS/BR, nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2012.

O PPGECIM estará representado no SINTEC: o aluno Júlio Mateus de Melo Nascimento apresentará o trabalho, tema gerador na EJA: a água no ambiente municipal. A aluna Mariana de Souza Proença  apresentará o trabalho, O estudo da fauna e flora no ensino fundamental: uma estratégia para educação ambiental.

 

Revista Acta Scientiae ( v.14, n.2, 2012)

A edição da Revista Acta Scientiae ( v.14, n.2, 2012) – Especial de Modelagem Matemática a qual se encontra disponível em http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/index

Agradeço o trabalho das organizadoras desse número Profas Lourdes Maria Werle de Almeida, Jussara de Loiola Araújo e Eleni Bisognin


Muito obrigado e boa leitura.

Prof. Dr. Maurício Rosa

Editor Revista Acta Scientiae
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM
Universidade Luterana do Brasil -ULBRA – Canoas (RS)

mauricio.rosa@pq.cnpq.br

16ª Conferência Internacional de Modelagem e Aplicações Matemática no Ensino – ICTMA

DIVULGANDO!!

A 16ª Conferência Internacional de Modelagem e Aplicações Matemática no
Ensino  – ICTMA, 16 – será realizada de 14 a 19 de Julho de 2013, na
Universidade Regional de Blumenau – FURB, cidade de Blumenau (SC).

Inscrições de resumos de pesquisa podem ser feitas de 01 de outubro/2012 a
01 de março/2013. Esse resumo deve conter até 500 palavras (conforme
formatação disponível em http://www.furb.br/cremm/ictma/papers.htm) e
enviados por e-mail: cremm@furb.br.

Na ICTMA, 16 haverá um espaço para exposição da produção brasileira. Essa
produção pode ser individual ou de um grupo de pesquisa. A pessoa ou o
grupo pode se inscrever apenas para este simpósio. A inscrição segue a
mesma orientação das pesquisas a serem apresentadas durante a ICTMA.

Texto completo da pesquisa consistindo de 8 páginas poderá ser enviado até
dia 01 de junho de 2013. Esse texto será publicado, primeiro, em plataforma
eletrônica da ICTMA.

Continue reading

Lançamento do Livro: Cognição Matemática – Autor: Luis Radford

Organização da Tradução e Revisão Técnica: Iran Abreu Mendes e Bernadete Morey

Coleção: História da Matemática para Professores – Coordenação da Coleção: Iran Abreu Mendes

Editora: Livraria da Física www. Livrariadafisica.com.br

Este livro reúne dez ensaios de Luis Radford que enfatizam sua teoria da objetivação do conheciniento para a Educação Matemática. O propósito do autor é delinear a referida teoria. no que concerne ao ensino e à aprendizagem da Matemática. apoiando-se na História. na Antropologia e na Epistemologia. Sua proposta baseia-se em urna abordagem centrada na compreensão dos elementos coitivos da Matemática sob uma dimensão sociocultitral e sócio-interativa. que inoMa a própria atividade matemática em diversos momentos da história humana tia Terra — Antiguidade. Idade Média. Renascença. etc. Argumenta sobre a unicidade entre a linguagem e o pensamento. e reitera que todo o esforço para entender a realidade conceitual e a produção de conhecimento não pode se restringir à linguagem e à atividade discursiva. sendo necessário incluir-se também as práticas sociais subjacentes. Discute o papel social da Matemática na criação e no entendimento de novas formas culturais e modernas de subjetividade: mostra que a Matemática é muito mais que unia forma de produção de conhecimento: é um exercício de teorização.

 

Irai Abreii Mendes

Coordenador da Coleção

Continue reading

Revista Multicampi pode ser acessada na internet

Você já pode conferir na internet a versão online da Revista Multicampi. A revista da ULBRA, que terá a periodicidade trimestral, apresenta os campi da Universidade e mostra um pouco das atividades e projetos de cada um. Também é um espaço onde os docentes, discentes e colaboradores terão destaque. A produção é da equipe da Assessoria de Comunicação Social da ULBRA Canoas, em colaboração com as assessorias do complexo educacional. O planejamento gráfico é do coordenador do curso de Design, Cid D’Ávila, e a editoração e impressão é da Editora e Gráfica da ULBRA. A Revista Multicampi online pode ser acessada no espaço Notícias da Sala de Imprensa – www.ulbra.br/imprensa.

Confira a primeira edição, no link: http://www.ulbra.br/imprensa/revista-multicampi/edicao1/

Envie suas sugestões de pauta e seus comentários para o e.mail revista.multicampi@ulbra.br. Queremos ouvir a sua opinião.