ULBRA pesquisa Educação Matemática de pessoa com deficiência

Aprendizagem Matemática de um jovem com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari é o título da tese de doutorado que será defendida este semestre pela professora do curso de Matemática Licenciatura da ULBRA Canoas, Tania Elisa Seibert, orientada pela professora doutora Claudia Lisete Oliveira Groenwald e coorientada pela professora da Universidad de La Laguna, no Tenerife (Espanha), Maria Aurelia Noda Herrera. Ela é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade e acompanhou um menino com deficiência durante três anos.

Nos próximos meses os resultados obtidos irão dar suporte aos educadores que buscam trabalhar a inclusão de estudantes com deficiência, principalmente cognitiva, afetando seus estudos na escola regular. Tania explica que a intenção é socializar o trabalho junto ao projeto Observatório da Educação, financiado pela CAPES. “A ideia é que os municípios do estado do Rio Grande do Sul possam aproveitar o resultado da tese como apoio pedagógico em seus serviços de atendimento aos alunos com deficiência”, afirma a professora. Fazem parte desta proposta as cidades de Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

Continue reading

Defesas de dissertação do PPGECIM!

Defesas de Dissertação de mestrado do PPGECIM!

alunas Lélia Cruz e Andrielly Lemos!

 

ACTA SCIENTIAE

Visite as edições on line da revista ACTA!

Qualis atualizado! B1

http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/index

III SIMPÓSIO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MEIO AMBIENTE DO RIO DE JANEIRO

Já está disponível no endereço http://www.unifoa.edu.br/simposio, as informações sobre o III Simpósio em Ensino de Ciências e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, evento que acontece de 2 em 2 anos, promovido pelo Programa em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UNIFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). Nesta edição será realizada entre os dias 16 e 17 de maio de 2013, no Campus Olezio Galotti (Três Poços) em Volta Redonda –RJ.
Objetivos: Reunir e favorecer a interação de professores e pesquisadores em Ensino de
Ciências, Biologia, Química, de Meio Ambiente, de Saúde e de áreas afins, a fim de discutir trabalhos de pesquisa e relatos de experiência sobre práticas docentes visando à melhoria da qualidade do ensino.

Informações importantes:

Período de Inscrições Online – 28/02/2013 a 09/05/2013
Período de Submissão de trabalhos – 28/02/2013 a 28/03/2013
Divulgação dos Trabalhos Aceitos – 16/04/2013
Valor das Inscrições – R$ 25,00

Cada inscrição dá direito ao participante de apresentar até dois trabalhos. Serão
aceitos trabalhos que descrevam relatos de experiência ou pesquisa e projetos de
extensão na área de ensino, finalizados ou em andamento.

ULBRA realiza Congresso Internacional de Matemática

publicado em11/03/2013 09:42:54 (http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/3935/ulbra-realiza-congresso-internacional-de-matematica/)

 

Ops.. A foto não carregou.

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas está organizando, em parceria com o curso de licenciatura em Matemática, o 6º Congresso Internacional de Ensino em Matemática, que acontece em outubro deste ano na Universidade. A professora coordenadora do PPGECIM, Cláudia Groenwald, informa que as inscrições para apresentação de trabalhos podem ser realizadas de 15.03 a 15.05.

Já estão confirmadas as participações dos professores pesquisadores Angel Ruiz (Costa Rica), Fredy Enrique Gonzáles (Venezuela), Lourenço Moreno Ruiz (Espanha), Salvador Llinhares (Espanha), Juan Godino (Espanha) e Eduardo Mancera (México). Durante o encontro serão realizadas palestras e seminários em que os participantes discutirão o tema.

Mais informações no site www.ulbra.br/ppgecim ou na secretaria do Programa pelo telefone (51) 3477.9288 ou pelo e-mail ppgecim@ulbra.br.

2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa

DIVULGANDO!!

A Comissão organizadora do CLBIQ2013 convida a comunidade científica a submeter propostas ao 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa, a realizar em Aveiro, nas instalações do Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro, nos dias 16 a 18 de Julho de 2013.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros.

Pelo menos um autor de cada proposta de trabalho a apresentar no CLBIQ2013 deverá inscrever-se como participante.

Organização (Departamento de Educação, da Universidade de Aveiro e Ludomedia)

Mais Informações: http://blogs.ua.pt/clbiq2013/

IV ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Divulgando!!

 

A comissão organizadora do IV ENCONTRO GOIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (IV

EnGEM)

Informa que no período 01 de março a 01 de abril estaremos recebendo Comunicações Científicas, Relatos de Experiência e Pôsteres para serem apresentados durante o evento. Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica e os aprovados serão publicados nos Anais do evento.

O IV EnGEM ocorrerá no período de 16 a 18 de maio de 2013 na cidade de Quirinópolis, Goiás.

Maiores informações no sítio do evento (http://eventos.ufg.br/IVENGEM).

2º Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Por uma cultura hacker na educação”!

Divulgando!!

 

O Senid é um evento feito a muitas mãos!

Posted on: março 27th, 2012 by admin No Comments

Eventos científicos demandam a participação de inúmeras pessoas e instituições. Veja quem está envolvido com o Senid!

Realização: Universidade de Passo Fundo e Prefeitura Municipal de Passo Fundo

Apoio: Curso de Ciência da Computação UPF, Programa de Pós-Graduação em Educação UPF, Institutos Federais de Sertão e Passo Fundo, Centro de Formação de Professores da UFRGS, Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da UFBA e Revista Espírito Livre

Fomento: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), Pólo Sul de Exportação de Software, e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Organização: Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital (Gepid), Projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre

Patrocinadores: Google, Cursos Permanentes, Digipampa, Compasso, KLM, DAInfo e DCE

Assim se faz inclusão Digital!

 

mais informações:  http://senid.upf.br/