Aluno do PPGECIM faz Doutorado Sanduíche nos Estados Unidos

 

Ops.. A foto não carregou.

O doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, Vinícius Pazuch, está nos Estados Unidos realizando estágio de doutoramento sanduíche no exterior, no Department of Urban Education, na Rutgers University Newark, em New Jersey. Ele participa das atividades do grupo de pesquisa coordenado pelo professor Arthur B. Powell, no qual é discutida a tese (em andamento) – Cyberformação Semipresencial: relações com o saber entre professores que ensinam matemática, que é orientada pelo professor Maurício Rosa.

Vinícius também participa de duas disciplinas: Qualitative Methods II e Collaboration and Dynamic Mathematics in Middle and High Schools. Segundo ele, “esta é uma oportunidade para aprimorar as leituras em Educação Matemática para a escrita da tese, além de estar em contato com outros pesquisadores, outra cultura e outra língua”. O Doutorado Sanduíche é financiado pela Coordenação de Aperçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES ), no período de setembro de 2013 a março de 2014. Em novembro, Vinícius esteve em Chicago, participando do seu primeiro evento em Educação Matemática  totalmente em língua inglesa, o Psychology of Mathematics Education–North American.

Aproveitando o período de estudos, o doutorando registrou em fotos as suas atividades nos Estados Unidos

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5168/aluno-do-ppgecim-faz-doutorado-sanduiche-nos-estados-unidos/

publicado em13/11/2013 12:39:19

Docente leva trabalho ao I CEMACYC na República Dominicana

 

Ops.. A foto não carregou.

 

 

 

 

 

 

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da ULBRA, professora Claudia Lisete Oliveira Groenwald, esteve presente, como convidada, do I Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe ( I CEMACYC), realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, nos dias 6 a 8 de novembro. O I CEMACYC nasceu durante a realização da Escuela Seminario Internacional Construcción de Capacidades en Matemáticas y Educación Matemática, celebrado na Costa Rica, em agosto de 2012. Esse foi o segundo evento realizado pelo Capacity and Networking Project de la International Commission on Mathematical Instruction (ICMI). Este livro de Proceedings inclui trabalhos apresentados em espanhol, português e inglês provenientes de 16 países. A relevância e a qualidade do evento tem sido assegurada por um Comitê Científico Internacional, apoiado por um grupo de revisores especiais de muitos países da região e de fora dela. O evento recebeu cerca de 300 proposta de trabalhos (comunicações, oficinas e pôsteres), mas através de processos de revisão exigentes a programação final tem somente um pouco mais de uma centena delas. O propósito deste evento é promover o progresso da Educação Matemática nos países da região, criar uma tradição de eventos, apoiar o desenvolvimento e a criação de projetos de investigação, buscar o desenvolvimento profissional de docentes em todos os níveis educativos e fortalecer as linhas de contato entre os povos dos países da região. A base científica para organização do congresso se estabeleceu em Costa Rica, onde uma equipe da Red de Educación Matemática de América Central y El Caribe assegurou a administração científica e da plataforma tecnológica que forneceu o suporte imprescindível. Os professores Maurício Rosa e Tania Seibert e alunos do PPGECIM, também participaram do Congresso.

 

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5169/docente-leva-trabalho-ao-i-cemacyc-na-republica-dominicana/

publicado em: 10/11/2013 13:14:36

Docentes, colaboradores e alunos elegem representantes

publicado em:06/11/2013 15:12:34

Com o novo Estatuto aprovado pelo Conselho Universitário da ULBRA, em setembro, a nova Reitoria da instituição inovou e abriu processos para eleição dos membros deste Conselho para o período 2014/2015. As eleições para representantes de docentes, coordenadores de cursos e colaboradores técnico-administrativos e alunos são abertas às unidades de ensino superior de Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo e Torres, além da Unidade de Ensino a Distância, sediada no campus Canoas e com atuação nacional. Os votos são realizados eletronicamente no sistema do Autoatendimento no site www.ulbra.br, em formulário disponível no item Avaliação Institucional.

A Associação dos Funcionários da ULBRA (ASSFULBRA) divulgou edital para eleição dos representantes do corpo técnico-administrativo para o Conselho Universitário (ConsUn). A votação ocorre de 11 a 20.11. “Este é um momento marcante na história de nossa Universidade, pois estamos exercendo o direito de votar entre nossos pares para eleger o representante de nossa preferência”, afirma a presidente da Associação, Tatiana Patrícia Henz.

A Pró-reitoria Acadêmica divulgou edital de convocação para eleição dos representantes de coordenações de cursos de graduação ativos para o ConsUn. Os cursos estão agrupados em áreas de conhecimento: Educação; Humanidades e Artes; Ciências Sociais, Negócios e Direito; Ciências, Matemática e Computação; Engenharia, Produção e Construção; Agricultura e Veterinária; e Saúde e Bem-estar Social. A votação ocorre de 6 a 20.11.

A Pró-reitoria Acadêmica publicou, também, edital que define os critérios para o processo de escolha dos dois representantes ao Conselho Universitário (ConsUn) de coordenadores de programas de pós-graduação Stricto Sensu. Os votos serão realizados manualmente por meio de cédula de eleição, na reunião do Colegiado da Pró-reitoria Adjunta de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, no dia 20.11, das 14h30min às 16h30min. São candidatos a representante titular e suplente, os coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu em Biologia Celular e Molecular aplicada à Saúde; em Educação; em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis; em Ensino de Ciências e Matemática; em Genética e Toxicologia Aplicada; em Odontologia; e em Saúde Coletiva.

A Associação dos Docentes da ULBRA (ADULBRA) divulgou edital para eleição dos representantes de docentes ativos da Instituição. Dois professores titulares e seus respectivos suplentes, serão eleitos por seus pares. Um terceiro representante será o presidente da ADULBRA, tendo como suplente um dos vice-presidentes. A votação ocorre de 6 a 20

http://www.ulbra.br/graduacao/noticia/5130/docentes-e-tecnicos-administrativos-elegem-representantes/

ULBRA faz seu maior vestibular dos últimos nove anos

Foi realizada nesta manhã, 09.11, a edição de verão do Vestibular da ULBRA 2014, em 12 das 15 unidades de ensino superior da Universidade em todo o Brasil, além dos polos de educação a distância. O processo seletivo prossegue amanhã, 10.11, nos polos e campi de Rondônia e Tocantins, onde a prova inicia às 9h. Na avaliação do reitor Marcos Fernando Ziemer (foto), “foi uma grata surpresa para a ULBRA que este seja o maior vestibular que realizamos desde 2004. Estamos remodelando os nossos cursos na área pedagógica e reestruturando a nossa gestão administrativa. A comunidade está percebendo isto e estamos muito felizes. Existe engajamento dos professores, colaboradores e alunos nesse processo e ficamos muito satisfeitos com os indicadores do MEC, nos conceitos obtidos pelos cursos. Isso tudo demonstra a qualidade do nosso ensino, colocando nossos cursos na vitrine e, assim, a procura vem aumentando”.
No total, 14.672 candidatos se inscreveram em todo o Brasil. Destes 7.856 buscam vagas nos campi e polos do Rio Grande do Sul. A ULBRA está ofertando 152 cursos presenciais e 21 na modalidade a distância, no Brasil. O curso mais procurado é Medicina, com 35,7 candidatos por vaga.

Na modalidade EAD as inscrições continuam abertas no site www.ulbra.br/vestibular.
Os candidatos podem escolher a data para fazer a prova. São 21 opções de cursos, ofertados em 83 polos localizados em 22 Estados brasileiros.

Canoas
A prova do campus Canoas ocupou quatro prédios para atender os candidatos. O diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, comemora o grande número de inscrições – em Canoas foram 4.960. A procura pela Medicina cresceu 41% em relação à última prova. “Nós pudemos mostrar com números o resultado do trabalho que estamos realizando e a qualidade do atendimento que prestamos. O empenho de todo o corpo docente, do quadro técnico-administrativo e dos próprios alunos, nos possibilitou realizar o maior vestibular dos últimos nove anos. O foco nos quesitos relacionados ao atendimento e qualidade dos serviços e do ensino, priorizada pela atual Reitoria, está obtendo resultados”, afirmou.
Veja fotos do vestibular no campus Canoas. Acesse o álbum.

Divulgação do gabarito da prova de sábado: dia 09.11, a partir das 18 horas, no site www.ulbra.br.

Divulgação do listão dos cursos presenciais: dia 11.11, a partir das 18 horas, no site www.ulbra.br.

Divulgação do listão dos cursos a distância: será divulgado sistematicamente no site, a partir de uma semana após a realização da prova (fixa e/ou contínuas). Os candidatos de Rondônia e Tocantins devem acompanhar o resultado do processo seletivo no site.

publicado em 09/11/2013 11h00 http://www.ulbra.br/imprensa/noticia/acontece/5116/ulbra-faz-seu-maior-vestibular-dos-ultimos-nove-anos/

1º defesa de Tese do PPGECIM

1ª DEFESA DE TESE PPGECIM

TÍTULO: “O Professor de Matemática Online Percebendo-se em cyberformação”

Aluno: Denilson José Seidel

Orientador: Prof. Dr. Mauricio Rosa