Arno Bayer apresenta pesquisa para sociedade didática alemã

Ops.. A foto não carregou.

Como o livro didático de matemática contribui na formação da consciência ambiental dos jovens? Uma pesquisa sobre este tema será apresentada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer, durante o 48º Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, (48º Congresso da Sociedade Didática da Matemática da Alemanha ), em Koblenz, na Alemanha, dia 08.03. O trabalho intitulado Umweltbildung und Nachhatigkeit in Mathematik – Lehrbüchern in Brasilian aborda a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática no Brasil. A pesquisa está sendo realizada com professores de escolas estaduais e municipais de São Sebastião do Caí e cidades da região, localizadas próximo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pesquisa estuda a educação ambiental e a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática utilizados nas escolas onde esses professores lecionam.  A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2013, com colaboração do doutorando Cláudio Cristiano Liel. A intenção é mostrar que o livro didático pouco contribui nesta área, e pode colaborar bem mais na formação da consciência ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio.  A viagem de Arno Bayer tem o apoio da CAPES. Continue reading