Universidade de Baden Württemberg e ULBRA pesquisam escolas

Fazer um estudo comparativo sobre os livros didáticos de Matemática utilizados pelos sistemas de ensino na Alemanha e no Brasil. Esta é a proposta de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA Canoas e a Escola Superior de Pedagogia da Universidade de Baden Württemberg, naquele país. No último dia 22.06, o professor doutor em Ciências da Educação do PPGECIM, Arno Bayer, apresentou um relato sobre o desenvolvimento desta pesquisa e sua visita à instituição alemã, que ocorreu no mês de abril.

Segundo o professor, o sistema de educação alemão se torna interessante para o estudo por não ser unificado, cada estado escolhe seu método, diferente do adotado no Brasil. Outra característica marcante, de acordo com o pesquisador, é a valorização do conhecimento técnico para que se tenha mão de obra qualificada. Arno salientou que, desta forma, apenas em torno de 40% dos alunos alemães continuam os estudos como universitários.

O professor destacou ainda a cooperação entre Brasil e Alemanha que incentiva a pesquisa. Arno argumentou que esta parceria é uma oportunidade de se ter experiências que possam trazer novas propostas para o ensino brasileiro.

A iniciativa da pesquisa partiu da Escola Superior de Pedagogia da Universidade de Baden Württemberg, que procurou a ULBRA como parceira para desenvolver o estudo. De acordo com o professor, o projeto está em andamento desde 2011.

(Fonte: ACS ULBRA http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/2983/universidade-de-baden-w-rttemberg-e-ulbra-pesquisam-escolas/)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>