ULBRA RECEBE MAIS DE 30 MIL ALUNOS NA PRÓXIMA SEGUNDA

Ops.. A foto não carregou.

O ano letivo começa na próxima segunda-feira, 25.02, e a ULBRA recebe os alunos para mais um semestre. Para um retorno tranquilo, as equipes da Universidade já estão preparadas para atender aos estudantes em suas possíveis dúvidas. No campus Canoas são esperados 8.950 universitários neste reinício, divididos em 107 cursos.

Nas unidades do Rio Grande do Sul são 18.204 alunos de volta às salas de aula. Em todo o Brasil são 30.780. Quem está chegando pela primeira vez também receberá uma atenção especial. A ULBRA está preparando a Recepção aos Calouros, que contará com a palestra do diretor da rede de lojas de roupas Trópico, Gustavo Schifino. O evento ocorre no dia 13.03, às 19h30, no auditório 220 do prédio 1.

Mas a ULBRA oferece muito mais do que a graduação superior. No campus Canoas, o aluno dispõe de uma série de recursos para reforçar sua formação. Confira abaixo os serviços disponíveis.

 

Live@edu – Conta e-mail

O Live@edu é uma ferramenta que a ULBRA, em parceria com a Microsoft, disponibiliza aos alunos e professores e-mail gratuito de 10GB e armazenamento on-line de 25 GB por toda a vida. Esta conta permite colaboração entre usuários na nuvem, calendário com possibilidade de compartilhamento, criação de blogs, compartilhamento de fotos, possibilitando acesso de qualquer computador conectado à Internet.

Ilubra

Para o primeiro semestre de 2013 o Instituto de Línguas da ULBRA (ILUBRA) está com matrículas abertas para os cursos de Espanhol e Inglês. Alunos da rede ULBRA, funcionários e seus dependentes têm desconto de 50% no valor total do curso. Informações e Matrículas no Espaço Extensão e Cultura (saguão do Prédio 6 – ULBRA Canoas).

Esporte Universitário

A ULBRA oferece por meio do curso de Educação Física do campus Canoas, o Esporte Universitário. O programa possibilita aos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, de todos os campi do Rio Grande do Sul, a oportunidade de defender a Universidade em diversas modalidades esportivas. Também oferece aos seus alunos, principalmente os da Educação Física, a chance de atuarem não só como atletas das equipes, mas como treinadores, preparadores físicos ou auxiliares. Hoje, contempla as seguintes modalidades coletivas: futebol, handebol, basquete, vôlei e futsal – masculino e feminino. Os esportes individuais também têm seu espaço. O Esporte Universitário participa de competições de judô, natação, atletismo e levantamento de peso. Informações pelo (51) 3477.9222.

Sistema de Bibliotecas

A Ulbra conta 32 bibliotecas distribuídas e interligadas em seis estados brasileiros, mas além dos espaços físicos os acadêmicos contam ainda com a Biblioteca Virtual Universitária 3.0 e duas base de dados (Capes e EBSCO), que reúnem milhares de periódicos em diferentes áreas do conhecimento.

A Biblioteca Virtual Universitária 3.0 oportuniza a alunos, professores e colaboradores da ULBRA acesso a diversas obras pelo convênio da Instituição com a Pearson Education do Brasil Ltda. São milhares de títulos das editoras Artmed, Contexto, IBPEX, Manole e Pearson. Para acessar os e-books é necessário ingressar no Novo Autoatendimento, no site www.ulbra.br. O link Biblioteca Virtual abre caminho ao catálogo que inclui obras em todas as áreas do conhecimento.

Estágios

Oportunidade que empresas conveniadas à ULBRA oferecem a estudantes das diferentes áreas do conhecimento, oportunizando o seu aprimoramento profissional. São vagas obrigatórias e não obrigatórias. Contato pelo e-mail:  estagiosulbra@ulbra.brou nos telefones 3477.9136 e 3477.9148.

Mobilidade Interna

O programa de Mobilidade Interna é um intercâmbio nacional direcionado a alunos da graduação e pós-graduação (especialização) e professores com o objetivo de promover a integração entre as unidades ULBRA em todo território nacional. Também proporciona aos estudantes experiências multiculturais e interdisciplinares. Aos professores oportuniza a vivência de outras realidades acadêmicas na própria Instituição.

A duração das atividades do intercâmbio nacional pode variar deuma viagem de estudos de alguns dias até um ano letivo completo, dependendo da modalidade escolhida (disciplinas de graduação, disciplinas de pós-graduação, estágios, iniciação científica, viagem de estudos, visitas técnicas). Entre os benefícios do Programa está o aproveitamento dos créditos das disciplinas cursadas, uma vez que o intercâmbio é entre os cursos homônimos.

As inscrições podem ser feitas em qualquer época, mas é necessário ficar atento ao início do período letivo na região em que pretende estudar. Os alunos dos campi, Centros Universitários e Institutos da ULBRA efetuarão a inscrição junto ao coordenador de pesquisa e extensão da sua unidade. Mais detalhes no link: http://www.ulbra.br/relacoes-internacionais/files/programa-de-mobilidade-interna-na-ulbra.pdf.

Fulbra

O Instituto FULBRA Estágios atua como agente de integração de estágio e tem como finalidade oportunizar o intercâmbio entre empresa, instituição de ensino e estudante através do estágio curricular não-obrigatório (remunerado). O recrutamento, seleção e administração de estagiários seguem de acordo com a legislação vigente. O cadastro de currículos pode ser feito pelo e-mail: fulbraestagios@fulbra.org.br. Mais informações (51) 3477.9533 ou (51) 3477.4000 Ramais 2760 e 2236.

Hospital Veterinário da ULBRA

Além de atuar, reconhecidamente, como Hospital Escola, dando apoio às aulas práticas do curso de Medicina Veterinária, o Hospital Veterinário realiza atendimento ao público disponibilizando serviços de clínica e cirurgia em animais de pequeno e grande porte. Oferece serviços de internação, odontologia, oncologia, fisioterapia, acupuntura. Para auxílio diagnóstico, o Hospital possui Laboratórios de Análises Clínicas, Microbiologia, Parasitologia, Biotecnologia, Histopatologia e um Centro de Diagnóstico por imagem com realização de RX, Mielografia, RX coxo femoral oficial, Ultrassonografia e Eletrocardiografia. Alunos têm descontos nas consultas com seus animais de estimação. Consulte o HV para mais detalhes. O HV está localizado no prédio 25 da ULBRA Canoas. Mais informações pelo telefone 3477.9212 ou pelo e-mail: hospitalveterinario@ulbra.br.

Acompanhamento psicológico – Ciade

A ULBRA oferece o serviço de acompanhamento psicológico, no Centro Integrado de Apoio e Desenvolvimento Educacional (Ciade), composto por profissionais da área de Psicologia para orientações e esclarecimentos. Os atendimentos são gratuitos e ocorrem na sala 125 do prédio 6.

Cursos de Nivelamento

Quando chegam à Universidade, os estudantes têm o recurso de cursarem gratuitamente as disciplinas de Nivelamento em Informática, Matemática e Português, o que os leva a qualificarem-se para enfrentar melhor o programa do curso que escolheram.

As atividades da ULBRA EAD, o braço virtual da Instituição, são mediadas pelo professor-tutor, através de sala virtual, por chats, e-mails, fóruns e outras ferramentas disponíveis. Saiba mais sobre o ensino a distância na ULBRA acessando o site www.ulbra.br/ead.

Programas de Bolsas

Os estudantes da ULBRA têm a possibilidade de participarem de Programas de Bolsas de Estudos através da Extensão e da Pesquisa, além do PROUNI e do FIES.  Na Pesquisa, os estudos realizados na Universidade abrangem as áreas do conhecimento previstas pela CAPES e CNPq e muitas possuem fomento externo. Os projetos envolvem docentes e alunos de Iniciação Científica dos Programas PROICT/ULBRA, PROBIC e PROBITI/FAPERGS, PIBIC e PIBITI/CNPq. As pesquisas são fundamentais para os programas de mestrado e doutorado. Na Extensão, os projetos têm o objetivo de ensinar ao estudante na prática, atendendo as comunidades em que a Universidade está inserida.

Para saber como participar dos processos de seleção os interessados podem entrar em contato com a Pesquisa pelo telefone (51) 3477.9196 ou pelo e-mail: dirpesquisa@ulbra.br. Na Extensão o contato pode ser feito pelo número (51) 3477.9165 ou pelo e-mail secextensao@ulbra.br. Também é possível obter mais informações na Central de Atendimento ao Aluno pelo telefone (51) 3477.9100.

Acessibilidade

Na ULBRA os estudantes surdos e deficientes auditivos recebem apoio pedagógico de intérpretes de LIBRAS em sala de aula. Os cegos contam com o apoio de ledores em período de avaliações e recebem material em Braille, quando solicitado, e conteúdos via e-mail para que possam acessar através dos programas de computador de leitor de tela. Na Biblioteca Martinho Lutero há acervo de livros em Braille e audiolivros. Para os deficientes físicos, a Universidade possui, e busca aprimorar, a estrutura arquitetônica com rampas, elevadores, banheiros adaptados, assim como também desenvolve ações de acessibilidade para os colaboradores com deficiências.

Para solicitar apoio do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), os estudantes podem entrar em contato pelo telefone (51) 3477.9190 ou pelo e-mailacessibilidade@ulbra.br. No campus da ULBRA Canoas, os alunos são atendidos no espaço do saguão ou na sala 120, do prédio 1.

Relações Internacionais – Intercâmbio Internacional

Além do Programa Ciência Sem Fronteiras, que tem recursos do Governo Federal, os estudantes da ULBRA podem participar do Programa de Intercâmbio Acadêmico. Na graduação e pós-graduação há oportunidade para que o aluno estude, por um período de um a dois semestres letivos, em uma instituição de ensino superior conveniada com a Universidade, e, após a conclusão deste período, tenham o aproveitamento dos créditos cursados no exterior. Em contrapartida, os estudantes estrangeiros, de universidades conveniadas, também podem cursar de um a dois semestres na ULBRA.

Informações sobre o período de inscrições e documentação necessária para participar dos Programas podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477.9161 ou pelo e-mail: intercambio@ulbra.br. Mais detalhes no site das Relações Internacionais – www.ulbra.br/relacoes-internacionais.