Chamada de trabalho para IX ENPEC!

Prezados Associados,

Damos início aos preparativos do IX ENPEC, convidamos a comunidade a enviar suas sugestões para a programação do evento, incluindo nomes de conferencistas, propostas de encontros, temas para mesas redondas por meio de mensagens para o email secretaria.abrapec@gmail.com contendo “Sugestões IX ENPEC” no campo assunto. Receberemos suas sugestões até 20 de março.

Como já informado anteriormente, o IX será realizado no Hotel Majestic, na cidade de Águas de Lindóia SP, entre 10 e 14 de novembro de 2013. Este tradicional centro de convenções, que tem abrigado diversos congressos nacionais e internacionais ao longo dos últimos anos, possui a infraestrutura adequada receber até 1500 participantes e permitir a apresentação de até 1200 trabalhos.

A participação no evento é restrita a autores e coautores de trabalhos, que deverão ser submetidos no período de 1 a 29 de abril de 2013 e vinculados a uma das seguintes linhas temáticas: (1) Ensino e aprendizagem de conceitos científicos; (2) Formação de professores de ciências; (3) História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências; (4)  Educação em espaços não-formais e divulgação científica; (5) Tecnologias da informação e comunicação na Educação em Ciências; (6) Educação ambiental e educação em ciências; (7) Educação em saúde e educação em ciências; (8) Linguagens, discurso e ensino de ciências; (9) Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS e ensino de ciências; (10) Currículos; (11) Avaliação na educação em ciências; (12) Diversidade, multiculturalismo e educação em ciências; (13) Processos e materiais educativos em ciências; (14) Políticas educacionais e educação em ciências; (15) Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências.

Os trabalhos deverão ser inscritos pelo primeiro autor, que será necessariamente o apresentador. De forma a ampliar e diversificar a participação no evento, só será permitido ser primeiro autor – e, consequentemente, apresentador -, de um único trabalho. Não haverá, no entanto, limite para participações como coautor. Poderão  ser submetidos trabalhos em duas modalidades: relatos de pesquisa empírica e trabalho teórico, em andamento ou concluídas. Não serão aceitas submissões de projetos de pesquisa nem reapresentações. Os trabalhos deverão ter extensão de no mínimo seis e no máximo oito páginas, incluindo tabelas, figuras, notas de rodapé e referências, de acordo com formato disponível no site da ABRAPEC (www.nutes.ufrj.br/abrapec) e anexado a esta mensagem.

Visando a criar espaços para uma maior integração entre os trabalhos de uma mesma linha temática e propiciar aprofundamento de discussões, nesta edição do ENPEC todas as apresentações serão feitas na modalidade comunicação oral individual ou simpósio temático.  Não haverá sessões de painéis. Todos os trabalhos serão publicados na íntegra nas atas do evento.

Contamos com sua ajuda na divulgação do evento e com sua participação.

Isabel Martins

Presidente da ABRAPEC

p/ Comissão Organizadora do IX ENPEC