Arno Bayer apresenta pesquisa para sociedade didática alemã

Ops.. A foto não carregou.

Como o livro didático de matemática contribui na formação da consciência ambiental dos jovens? Uma pesquisa sobre este tema será apresentada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer, durante o 48º Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, (48º Congresso da Sociedade Didática da Matemática da Alemanha ), em Koblenz, na Alemanha, dia 08.03. O trabalho intitulado Umweltbildung und Nachhatigkeit in Mathematik – Lehrbüchern in Brasilian aborda a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática no Brasil. A pesquisa está sendo realizada com professores de escolas estaduais e municipais de São Sebastião do Caí e cidades da região, localizadas próximo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A pesquisa estuda a educação ambiental e a sustentabilidade nos livros didáticos de matemática utilizados nas escolas onde esses professores lecionam.  A pesquisa está sendo desenvolvida desde 2013, com colaboração do doutorando Cláudio Cristiano Liel. A intenção é mostrar que o livro didático pouco contribui nesta área, e pode colaborar bem mais na formação da consciência ambiental dos estudantes do ensino fundamental e médio.  A viagem de Arno Bayer tem o apoio da CAPES.

Ainda na Alemanha, Arno Bayer se encontrará com colegas docentes da Pädagogische Hochschule de Karlsruhe (Escola Pedagógica de Karlsruhe), para tratar da ida dos doutorandos do PPGECIM Sílvio Brito e Malcus Kuhn àquela instituição, onde participarão de atividades pedagógicas do programa de doutorado de educação matemática. A viagem desses dois doutorandos será financiada pela FAPERGS, instituição que também apoia a ida do professor Arno Bayer ao local e a vinda do professor doutor Mutfried Hartmann para desenvolver atividades acadêmicas no PPGECIM.  A previsão da vinda de Mutfried será setembro de 2014 e março de 2015 para realizar atividades como professor visitante.

Antes de chegar à Alemanha, Arno Bayer estará em Portugal, dia 07.03, a convite do professor João Pedro Ponte, diretor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, participando das atividades de defesa de projetos dos doutorandos desta instituição.

Docência

Arno Bayer leciona nas escolas e no ensino superior da CELSP desde 03.08.1971. Além de professor, foi coordenador do PPGECIM por 10 anos. Participou de inúmeras pesquisas científicas no programa.  “A matemática, como disciplina escolar deve também se envolver com a problemática da educação ambiental e sustentabilidade de uma forma interdisciplinar, porque assim será mais provável conseguir plantar na consciência de cada criança e adolescente a necessidade da preservação da natureza com vistas de um futuro melhor para todos”, afirma o professor. “A partir dos anos 90 esse preocupação com o meio ambiente faz parte, de uma forma interdisciplinar, do conteúdo escolar no Brasil. O congresso na Alemanha reunirá pesquisadores de diversos países”, lembra Bayer.

http://www.ulbra.br/ppgecim/noticia/5395/arno-bayer-apresenta-pesquisa-para-sociedade-didatica-alema/

PUBLICADO EM25/02/2014 23:03:52