Livros PPGECIM

O PPGECIM também contribuiu com o Livro La Matematica e la sua Didattica Mathematics an Mathematics Education em ocasião dos 70 anos de Bruno D’Amore.

Questo volume raccoglie i contributi dei relatori del Convegno Internazionale La Matematica e la sua Didattica, tenutosi 1’8 ottobre 2016 presso il Dipartimento di
Matematica dell’Università di Bologna, dedicato ai 70 anni di Bruno D’ Amore. Al
di là dell’ occasione, è una raccolta di significative testimonianze dovute ad alcuni
tra i massimi protagonisti della ricerca in diversi campi.
This volume collects the contributions of the lecturers of the Intemational Conference
Mathematics and Mathematics Education, that took place on October 8, 2016, at
the Department of Mathematics of the University of Bologna, Italy. The conference
was dedicated to the 70 years of Bruno D’ Amore. Beyond the occasion, this
publication is a collection of relevant evidences from some of the leading researchers
in different fields.
______________________________________________________________________

Estes livros são resultados de investigações realizadas por professores-pesquisadores, estudantes de pós-graduação e professores da Educação Básica integrantes do projeto “Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania” aprovado pelo Edital nº 38/2010/CAPES/INEP Observatório da Educação. 

Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática: do Projeto Observatório da Educação aos Resultados da Pesquisa

O trabalho surgiu a partir de uma ideia que, transformada em projeto, se traduziu em reflexões, análises de situações vivenciadas por professores e alunos, permeando novas ideias e questionamentos, articulados nos capítulos deste livro.

Práticas Escolares no Ensino de Ciências e Matemática

Nesta obra são apresentadas reflexões teóricas e ações metodológicas propostas, desenvolvidas e investigadas ao longo do trabalho realizado no projeto, tendo como objetivo divulgar os trabalhos realizados, na expectativa de que os mesmos possam ser utilizados pelos professores de Ciências e Matemática em suas ações no Ensino Fundamental. O livro é constituído por nove capítulos, divididos em duas seções: uma focada no ensino da Matemática e outra no ensino de Ciências.