ENERGIA SOLAR NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

ROBERTO BRASIL DA SILVEIRA

Resumo


No conjunto de ações úteis para melhorar a situação social e a qualidade da vida
humana, sob a perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, sugere-se um lugar destacado
para os projetos de Educação Ambiental, especialmente nas escolas, com o objetivo de
aumentar de modo significativo a massa crítica dos que passam a entender as dimensões das
questões ambientais, tendo sempre em vista a participação dos cidadãos na solução dos
problemas ambientais.
Neste contexto destaca-se, particularmente, o item energia, fundamental para o
desenvolvimento, pois sua produção e uso podem provocar sérios impactos ao meio ambiente.
A Agenda 21 destaca a necessidade de fazer maior uso de fontes alternativas de energia,
particularmente as renováveis.
Por outro lado, o atual ensino de Matemática tem produzido resultados preocupantes
que revelam as marcas de um trabalho sem significado para o aluno, mostrando a necessidade
de propor mudanças no ensino da Matemática, criando alternativas metodológicas para
melhor compreensão dos conhecimentos matemáticos e incorporando as mudanças
pretendidas na formação deste indivíduo idealizado para o mundo atual.
Assim, o presente trabalho tem o objetivo de utilizar conceitos de energia solar e
sustentabilidade para desenvolver conteúdos de Matemática do Ensino Médio, propondo um
projeto de Matemática e Educação Ambiental que desenvolva atividades metodológicas para
o Ensino Médio, que explorem problemas e descrevam resultados, utilizando representações
ou modelos matemáticos com o tema Energia Solar.
Para alcançar os objetivos propostos de investigar o planejamento de aulas de
Matemática que possibilitem introduzir os conceitos de sustentabilidade utilizando o tema

Energia Solar, no Ensino Médio, foi necessário realizar um levantamento bibliográfico sobre
o tema transversal Educação Ambiental e Energia Solar, com enfoque nos conceitos de
Desenvolvimento Sustentável, conforme recomendações da Agenda 21. Também foi realizado
um levantamento bibliográfico sobre Educação Matemática, com enfoque em novas
alternativas metodológicas de ensino que propiciem uma aprendizagem mais significativa e
mais motivadora para o estudante do Ensino Médio.
Feita a análise e relação dos conceitos de Energia Solar que são compatíveis com a
disciplina de Matemática no Ensino Médio, elaborou-se um projeto de ensino, aplicável ao
Ensino Médio, com atividades metodológicas que utilizam conceitos de Energia Solar
adequados aos conteúdos de Matemática.
Após a apresentação do projeto de Energia Solar elaborado, com as atividades de
ensino-aprendizagem para a disciplina de Matemática, descreve-se a investigação realizada
com 21 professores de Matemática, coletando suas opiniões sobre a viabilidade de aplicação
da proposta, através de um questionário com 20 perguntas em escala Likert e 4 perguntas
abertas. A análise qualitativa dos resultados obtidos junto aos professores pesquisados
permitiu evidenciar o interesse e as expectativas dos professores em relação ao projeto
apresentado, bem como seus pontos positivos e negativos, e as perspectivas de trabalho
futuro. Assim, chegou-se à conclusão que o projeto pode favorecer um processo de ensino
contextualizado de Matemática para o Ensino Médio, a partir da utilização dos conceitos de
Energia Solar.
Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta alternativa para o ensino de
Matemática, no Ensino Médio, baseada na metodologia de projetos, utilizando o tema Energia
Solar para desenvolver as aulas de Matemática, bem como apresenta algumas atividades
pedagógicas como exemplo.
Considera-se que há uma necessidade crescente de estabelecer relações úteis e
interessantes entre temas matemáticos de diferentes campos com outras áreas do
conhecimento humano, buscando um ensino de Matemática mais significativo e que, ao
mesmo tempo, contribua a levar o conhecimento da Energia Solar, para esta ser melhor
aproveitada, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no nosso planeta.


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