A DISCIPLINA ESTATÍSTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E NORMAL SUPERIOR NAS INSTITUIÇÕES SUPERIORES DE ENSINO DE TERESINA/ PIAUI

Geraldo José de Oliveira

Resumo


A Estatística vem se destacando como um dos mais importantes conhecimentos,
servindo para a tomada de decisão em qualquer área de atuação do homem, inclusive
aquelas voltadas para a educação. Por essa razão, o Ministério da Educação tem
incentivado a inclusão dessa ciência como disciplina nos currículos dos cursos de terceiro
grau. Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre como vem sendo abordada a
disciplina Estatística nos Cursos de Pedagogia e Licenciatura em Normal Superior nas
Instituições Superiores de Ensino de Teresina-Piauí. Tem como objetivo investigar as
opiniões dos professores e dos alunos sobre como é desenvolvida esta disciplina e qual a
importância dada a ela por esses dois agentes do processo ensino aprendizagem. Para tanto,
foram aplicados questionários a 10 professores que já lecionaram ou lecionam a disciplina
Estatística para os cursos em tela e 210 alunos desses cursos, que já cursaram a disciplina.
Os resultados das entrevistas apontam que as causas do insucesso no processo ensino
aprendizagem de Estatística nos Cursos de Licenciatura em Normal Superior e Pedagogia
nas IES de Teresina podem estar relacionadas à qualificação dos professores para
ministrarem a disciplina, uma vez que eles não são graduados na área de Estatística. Além
disso, os alunos sentem dificuldades para aprenderem os conteúdos da disciplina. Partindo
deste ponto, o autor sugere que o profissional habilitado para ministrar a disciplina
Estatística para os alunos de Pedagogia e Licenciatura em Normal Superior seja aquele
licenciado em Estatística com pós-graduação em Educação. Que sejam vivenciados, em
sala de aula, conteúdos direcionados para área de atuação dos profissionais que se deseja
formar, que sejam escolhidos livros atualizados e que contenha os conteúdos e exemplos
direcionados para a proposta de plano da disciplina elaborado pelo professor. Que os
softwares, utilizados nos laboratório, sejam práticos e possam ser utilizados no dia a dia do
profissional da educação.


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