AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO “VÊ DE GOWIN” COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO IFPI

Raimundo Nonato Alves da Silva

Resumo


A presente pesquisa apresenta os resultados da experiência didático-pedagógica
que foi realizada na disciplina “Ciência e Tecnologia” do III módulo do curso de
Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPI e teve por
finalidade investigar as contribuições do uso da ferramenta do “Vê Epistemológico
de Gowin”, enquanto instrumento do pensar e do fazer científico, na formação dos
professores de Ciências, por meio do uso de artigos científicos. Esta proposta
baseia-se em dois pilares fundamentais: primeiro a apresentação do “Vê
epistemológico de Gowin” como ferramenta heurística de leitura e interpretação de
artigo científico, e depois a utilização desse instrumento como recurso didáticopedagógico
não convencional que permite desenvolver uma compreensão do
pensar e do fazer científico, favorecendo uma formação acadêmica fundada na
educação científica. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu de uma
abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, com a utilização de
instrumentos de coletas de dados como questionários (com questões diretas,
fechadas e abertas), observações e entrevista, bem como uso de aportes teóricos
que fundamentaram os conteúdos da investigação. Verificou-se por meio da análise
dos dados, que o uso do “Vê de Gowin” é uma ferramenta importante no processo
de formação dos professores de Ciências e suas contribuições estão relacionadas
com uma melhor leitura, discussão, produção e divulgação de conhecimento
científico e conseqüente melhoria na qualidade na Educação Cientifica dos
acadêmicos de Ciências.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.