SOFTWARE EDUCATIVO: UM INSTRUMENTO PARA EXPLORAR CONCEITOS NAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NO ENSINO DA GEOMETRIA MOLECULAR

Claudia Ricardo da Silva Carvalho

Resumo


Descreve-se aqui a experiência da aplicação do software educativo – Chemsketch
11.0, como possível ferramenta para o ensino aprendizagem da Geometria
Molecular no ensino médio, explorando imagens bidimensionais e tridimensionais de
espécies químicas orgânicas e inorgânicas, nos modelos de representação
Wireframe (arame), Balls and Sticks (paus e bolinhas), Stick Only (pauzinhos) e
Spacefill (sólidos). A investigação tem aporte teórico nos Campos Conceituais do
psicólogo francês Gerárd Vergnaud, que define como desenvolvimento cognitivo um
conjunto de problemas, situações, conceitos, procedimentos e representações de
tipos diferentes, mas interligados entre si. A pesquisa é essencialmente qualitativa e
utiliza-se de pré-teste, pós-teste, entrevistas filmadas e simulação virtual, como
métodos de aferição não numérica, onde se investiga o uso do software educativo
como instrumento para explorar conceitos nas representações simbólicas no ensino
da geometria molecular.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.