POLÍTICAS E PROGRAMAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

Luzia Áurea Bezerra Albano Barbosa

Resumo


O trabalho apresentado resulta de uma investigação cujo objetivo foi investigar
as ações propostas e desenvolvidas pela Universidade Aberta do Piauí (UAPI)
no Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, na modalidade a
distância. O consórcio UAPI integra instituições públicas de ensino no Estado
do Piauí que tem como missão oferecer educação superior gratuita e de
qualidade à população piauiense. Para atingir os propósitos da pesquisa foram
investigados as ações e os programas do Ministério da Educação e Cultura
(MEC), da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e suas diretrizes para
os cursos de formação de professores para a Educação Básica no contexto da
Universidade Aberta do Brasil (UAB). Foram também analisadas as ações da
UAB efetivadas no contexto da UAPI e no curso de Licenciatura Plena em
Ciências Biológicas e as concepções sobre EAD de seus tutores, alunos e
coordenadores. Na pesquisa exploratória do tipo estudo de caso foram
utilizados, como instrumento de coleta de dados, questionários contendo
perguntas abertas e fechadas e entrevistas semi-estruturadas dirigidas aos
atores envolvidos na pesquisa. Realizamos a avaliação dos dados agrupando
as respostas obtidas a partir dos questionários e entrevistas, em categorias:
perfil socioeconômico e educacional, concepções sobre EAD, os motivos que
levaram os sujeitos envolvidos a atuarem na EAD e avaliação sobre os
aspectos administrativo, físico, tecnológico e pedagógico do curso. Os
resultados encontrados indicam que os tutores estão satisfeitos com o
processo, embora necessitem complementar sua capacitação para exercer a
função; que os alunos, apesar das dificuldades de acesso e da pouca condição
econômica estão motivados e satisfeitos por realizarem um curso de graduação
através do sistema integrado UAB/UFPI/UAPI/CEAD e, por fim, que os
coordenadores estão satisfeitos com os primeiros resultados do processo de
ensino e aprendizagem desenvolvido no curso, embora realistas quanto às
dificuldades e desafios a serem superados. Refazendo a trajetória da pesquisa,
conclui-se que os dados coletados e analisados são um recorte de um
momento inédito na história da educação piauiense e cujo potencial de
investigação não se esgota nessas considerações finais. Permanece o desafio
de continuar acompanhando o desenvolvimento de propostas que têm como
objetivo a democratização e universalização da Educação Superior através da
EAD.


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