MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA PROPOSTA COM PROJETOS DE TRABALHO NO ENSINO SUPERIOR

Rosane de Fátima Worm

Resumo


A presente investigação foi realizada no município de Santa Cruz do Sul, no
estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo objetivou investigar a viabilidade da
organização e implementação de um projeto para o desenvolvimento da disciplina
de Matemática Financeira nos cursos de Administração e Ciências Contábeis da
Faculdade Dom Alberto, por meio de Projetos de Trabalho, tendo como público alvo
uma turma composta por 47 acadêmicos, sendo foco da pesquisa a seguinte
questão: como implementar um trabalho com projetos para o desenvolvimento da
referida disciplina, buscando a construção de uma proposta de trabalho que
possibilite ao aluno, não só a apropriação de conhecimentos específicos
(conhecimentos conceituais), mas também o desenvolvimento de habilidades e
competências exigidas para acadêmicos em formação para serem futuros
profissionais da área? Conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais
dos cursos, há necessidade de encorajar o reconhecimento de conhecimentos,
habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar, bem como de
fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e
coletiva. Também é preciso formar indivíduos que saibam tomar decisões, que
desenvolvam o pensamento estratégico, a interpretação de resultados, o raciocínio
crítico e criativo. Para tanto, é necessário possibilitar trabalhos que vinculem a sala
de aula à realidade social do aluno, sabendo que o processo de aprendizagem é
global, integra o saber com o fazer e a teoria com a prática. Para que a Matemática
seja entendida, aprendida e dominada, sua relação deve estar baseada no trabalho
ativo, participativo e significativo dos sujeitos atores do processo educativo. Assim, a
pesquisa foi direcionada com uma metodologia qualitativa, em que as ações
utilizadas para coletas de dados foram: observação direta do professor pesquisador;
filmagem das principais atividades realizadas pelos alunos; diário de campo do
professor e dos alunos; questionários. Resultados apontam que a abordagem
proposta é uma alternativa para a modificação do papel do aluno, tornando-o sujeito
ativo, crítico, capaz de construir o próprio conhecimento através da pesquisa. A
metodologia possibilitou desenvolver conteúdos matemáticos e competências,
permitindo ao professor desenvolver um trabalho como orientador do processo,
colocando o aluno ativo, como centro da aprendizagem. Também foi possível
contextualizar, revisar e introduzir novos conteúdos, específicos da Matemática
Financeira.


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