A CONTRIBUIÇÃO DO AMBIENTE DE LABORATÓRIO INTEGRADO ÀS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA.
Resumo
Este estudo propõe uma situação de ensino e aprendizagem, em Química Orgânica,
que imbrique os conhecimentos teóricos de sala de aula a atividades práticas e
experimentais no ambiente de laboratório. A pesquisa foi realizada com alunos da
terceira série do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, de Sapucaia
do Sul/RS. Esta se justifica por ser considerada como estratégia que possibilita o
tratamento de situações do cotidiano escolar. Na metodologia, o estudo apresenta
uma abordagem qualiquantitativa que pode ser caracterizada como um estudo de
caso, pois procura investigar as características dos eventos vivenciados. Entre os
instrumentos para compor a coleta de dados, utilizaram-se: observações, entrevistas
individuais para caracterizar o perfil do grupo e levantar dados sobre conhecimentos
prévios. Pode-se perceber, na investigação, que as atividades geraram uma maior
participação e motivação do aluno, oportunizando a construção do próprio
conhecimento, de forma mais ativa, crítica, de modo a poder relacionar cada
conhecimento adquirido, com a aplicabilidade do cotidiano. O uso do ambiente de
laboratório integrado às atividades práticas e experimentais contribuiu para a
aprendizagem no ensino de Química Orgânica no sentido de “puxar” o aluno para a
aula, prender a sua atenção. A partir da análise exploratória de conteúdo da
pesquisa realizada, pode-se perceber que, mais do que nunca, deve-se promover
mediações significativas entre os alunos e o conhecimento, desenvolvidos em um
ambiente em que a relação professor-aluno, necessária à atividade educativa,
possam juntos aprender, ensinar e transpor barreiras, que contribuirão para alcançar
maior eficiência.
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