INVESTIGANDO A UTILIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE 1º E 2º GRAUS
Resumo
O presente trabalho resulta da pesquisa realizada com 24 estudantes de um curso de
Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática, na modalidade EJA, no Campus do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI, localizado na
cidade de Parnaíba/Piauí. Tem como objetivo investigar a utilização de uma sequência
didática que alie um software educativo a atividades de lápis e papel para o estudo de
funções polinomiais de 1º e 2º graus. Teoricamente, a investigação buscou respaldo na
teoria das representações semióticas, desenvolvida por Raymond Duval (2004, 2005),
bem como nos níveis de compreensão do conceito de função estabelecidos por Bergeron
e Herscovics (1982). Metodologicamente, a investigação está inserida em uma
perspectiva qualitativa ancorada nos pressupostos da engenharia didática. A
investigação apóia-se no desenvolvimento de quatro grupos de atividades que foram
trabalhadas junto aos estudantes, em seções semanais, ao longo de nove semanas. A
ênfase nas atividades constantes da sequência didática recaiu sobre a resolução de
problemas, sendo que o software utilizado foi o Winplot. Resultados apontam para a
evolução satisfatória dos estudantes frente a aprendizagem das funções trabalhadas, a
partir do reconhecimento de características expressas nas representações algébrica e
gráfica das funções propostas, articuladas à representação em língua natural, o que
possibilitou a apropriação das idéias e conceitos estudados. O processo investigativo
revelou, também, a passagem dos estudantes pelos níveis compreensão intuitiva,
matematização inicial, abstração, bem como alguns traços da formalização, níveis
estabelecidos, teoricamente, por Bergeron e Herscovics. Assim, é possível afirmar que a
abordagem utilizada apresentou resultados bastante satisfatórios e oportunizou reais
situações de aprendizagem aos estudantes.
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