Características do Pensamento Algébrico de Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio
Resumo
O desenvolvimento do pensamento algébrico é essencial para que o estudante seja capaz de compreender, representar e operar algebricamente com a finalidade de fazer representações, generalizações e resolução de problemas. Buscando compreender como esse processo de desenvolvimento ocorre, esse trabalho buscou mapear, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Osório - RS, as competências e habilidades algébricas desenvolvidos durante o Ensino Fundamental com os conteúdos comumente estudados naquelas séries, através de uma investigação qualitativa segundo uma abordagem de estudo de caso. Ao mesmo tempo também se procurou identificar as dificuldades e as concepções errôneas dos estudantes participantes do experimento. Para a realização dessa investigação, partiu-se de uma pesquisa sobre as principais competências e habilidades algébricas requeridas em testes de avaliação e sobre os conteúdos propostos nos livros didáticos para a aprendizagem da Álgebra e o desenvolvimento das referidas competências e habilidades. A seguir, procedeu-se a estruturação de um banco de questões que permitisse o mapeamento das competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes, fazendo-se uso do software SCOMAX, com o intuito de realizar um mapeamento mais preciso através do uso de testes adaptativos informatizados, baseados na teoria de resposta ao item (TRI). Ao final do processo, foi possível verificar que os estudantes investigados apresentavam as habilidades relacionadas com a manipulação mais desenvolvidas que as habilidades relacionadas com generalização e resolução de problemas, além disso os resultados obtidos pelos estudantes mostraram-se melhores quando as questões utilizavam uma linguagem próxima daquela que eles conheciam dos livros didáticos. A investigação também foi capaz de identificar os erros mais freqüentes cometidos pelos estudantes, o que oportunizou constatar que os estudantes participantes do experimento têm muitos de seus procedimentos algébricos baseados na aprendizagem anterior da Aritmética. Por fim, os dados obtidos permitiram que se obtivesse um mapa das habilidades algébricas desenvolvidas pelos estudantes participantes do experimento.
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