ATIVIDADES EM CAMPO E AS POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: VIVENCIANDO O AMBIENTE COMO LOCUS TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR
Resumo
A experiência vivenciada nos últimos anos, enquanto educadora, mostra
uma crescente necessidade de diversificação da práxis pedagógica. Para tanto, o
uso de atividades em campo representa uma estratégia significativa a partir das
inúmeras situações vivenciadas durante a realização das mesmas. A pesquisa
constituiu-se no desenvolvimento de atividades em campo (como Trilhas Ecológicas,
Trilhas Temáticas e Mapas Conceituais) com acadêmicos de diferentes turmas de
Estágio Supervisionado em Biologia. Estes alunos pertenciam ao um curso de
Licenciatura em Biologia no ano de 2008, que em momentos distintos, no município
de Barra do Ribeiro/RS, buscou-se investigar os resultados dessas atividades em
campo como possibilidades para a Aprendizagem Significativa, nas quais pode ser
vivenciado e compreendido o ambiente como tema transversal e interdisciplinar.
Este estudo fundamentou-se nos princípios da abordagem qualitativa, caracterizada
como uma pesquisa com o uso de métodos variados utilizando-se do método
analítico descritivo associado ao método hermenêutico para interpretação dos dados
selecionados, resultantes das observações e relatos de professores e acadêmicos.
Para obtenção dos dados, utilizou-se um Relatório de Campo o qual serviu de base
para formulação de quatro Instrumentos de Coleta de Dados – ICD(s) (Matriz
Analítica Interpretativa das Possibilidades de Ensino e Aprendizagem que foram
observadas em campo; A Presença da Transversalidade nas Trilhas Temáticas e a
Análise de Mapas Conceituais; Matriz Analítica Avaliativa sobre a validade e
pertinência da proposta ao curso de Ciências Biológicas; e Avaliação, AutoAvaliação
Individual e sugestões sobre as Atividades em Campo e respectivo uso
nas Práticas Docentes). Através da análise dos trabalhos desenvolvidos, com seus
relatórios evidenciando as diferentes visões dos acadêmicos, conclui-se que este
tipo de proposta tornou-se muito válida enquanto ferramenta, favorecendo a vivência
e a compreensão da Educação Ambiental como tema transversal. As trilhas em
específico possibilitaram uma grande diversidade de eixos temáticos e abordagens
ecológicas, tanto com finalidades acadêmicas, como em atividades de pesquisa e
investigação científica, além de promoverem uma relação professor-aluno mais rica,
fortalecendo a cidadania e ampliando suas visões de mundo.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.