A Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental: Conectando a Matemática às Ciências Naturais e Humanas

Ney David Veloso

Resumo


 

Dados obtidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) demonstram que o município de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, tem apresentado notas abaixo da média nacional na disciplina de Matemática. Verificou-se então, a necessidade de investigações quanto às metodologias de ensino utilizadas no processo ensino e aprendizagem nas escolas da região. Nesse contexto, buscou-se uma pesquisa relativa às ações metodológicas interdisciplinares, delimitando-se as dificuldades encontradas pelos professores na sua elaboração e execução. Assim sendo, essas dificuldades passaram a ser o problema deste estudo e investigá-las passou a ser o objetivo geral do trabalho. Para essa finalidade, foi traçado um referencial de sustentação teórica que situa a interdisciplinaridade como ação pedagógica capaz de elevar o nível de aprendizagem a partir da pesquisa. A metodologia utilizada se baseou em técnicas de pesquisas classificadas como indireta, incluindo a documental e a bibliográfica, e direta, compreendendo a pesquisa de campo e a participante, esta última com proposta da realização de algumas mudanças a partir da relação pesquisador e pesquisado. Os dados foram obtidos pela análise de informações documentais da instituição educacional envolvida na pesquisa, e por meio da aplicação de instrumentos de coletas de dados (ICD) com os alunos e os professores, tanto antes quanto depois da realização de atividades visando à interdisciplinaridade. Os instrumentos de coleta de dados utilizados continham questões abertas e fechadas, e foram respondidos por 20 professores e 100 alunos de 5ª a 8ª séries da rede estadual de ensino fundamental do município de Boa Vista. Entre as coletas de dados foi realizada uma Feira Interdisciplinar como proposta de ação prática e com objetivo de coletar informações para fornecer subsídios à elaboração de atividades interdisciplinares na escola. Os resultados demonstram que, as dificuldades encontradas pelos professores para efetuar práticas pedagógicas interdisciplinares estão ligadas não apenas às questões estruturais da escola, mas, sobretudo às dificuldades em relação à elaboração e execução destes processos, o que tem contribuído ainda mais para dificultar a aprendizagem dos discentes com relação à disciplina de Matemática.


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