LINGUAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Percepção e utilização na formação inicial do Pedagogo
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar sobre “Como acadêmicos do
Curso de Licenciatura em Pedagogia percebem e utilizam a linguagem matemática
no contexto da Resolução de Problemas?”. A viabilidade da pesquisa se
fundamentou na necessidade de entender se os acadêmicos de pedagogia, em
momento de docência nas séries iniciais da Educação Fundamental usavam a
linguagem matemática como estratégia para o ensino e como percebiam esse uso,
no contexto da resolução de problemas. Esse tema foi pertinente para que se
compreendesse o processo de resolução de problemas vinculado ou não às formas
de expressão matemática que os acadêmicos utilizavam ao enunciar, explicar e
resolver um problema com seus alunos. Para a investigação, tomou-se a Pesquisa
Qualitativa como abordagem metodológica procedente, uma vez que suas
especificidades atendiam pesquisas que visam analisar o processo e não somente o
produto. Os acadêmicos que participaram da amostra foram trinta e quatro,
regularmente matriculados no curso de Pedagogia, nos Campi de Boa Vista e
Rorainópolis, da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Foram utilizados
questionários, entrevistas e gravações em vídeos das aulas dos participantes da
pesquisa, oportunizando uma análise fidedigna dos dados. Sem o propósito de
esgotar o assunto, alguns resultados foram alcançados, respondendo ao problema
da pesquisa e aos objetivos propostos. Pode se presumir que, os acadêmicos
envolvidos na pesquisa, quando entrevistados, percebiam a importância da
linguagem matemática como estratégia para a resolução de problemas. Todavia não
havia uma preocupação com esta linguagem no discurso junto aos alunos, tão
pouco, que esses acadêmicos a usassem no contexto de resolução de problemas; o
que se pode conjecturar um distanciamento entre a teoria aprendida em sala de
aula, durante o curso, e a prática docente, quando em estágio.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.