MEIO AMBIENTE: ANÁLISE DA PRATICA DOCENTE NA ESCOLA ESTADUALINDÍGENA DE ARAÇÁ AMAJARÍ-RR.
Resumo
A pesquisa constitui um Estudo de Caso realizado em uma escola
indígena do Estado de Roraima, tendo como amostra de pesquisa 10 (dez)
professores do Ensino Fundamental e 2 (dois) técnicos que prestam assessoria
pedagógica à escola. Buscou-se analisar a prática pedagógica dos professores
no ensino da temática Meio Ambiente, embasando-se nos princípios da
Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, foram utilizados
dados obtidos através de questionário, entrevista e caderno de anotações que
serviu como diário de bordo, através dos quais foram coletadas concepções,
recursos e metodologias utilizadas na prática docente. Na análise dos dados
utilizou-se a abordagem qualiquantitativa, embasada em pressupostos teóricos,
onde estão dispostos os conceitos e princípios da Educação Escolar Indígena,
de Meio Ambiente, da Educação Ambiental e da Educação para o
Desenvolvimento Sustentável. O resultado evidenciou limitações de
conhecimento científico sobre o tema Meio Ambiente, bem como sobre a
Educação Ambiental demonstrando uma visão ainda estagnada no
preservacionismo ecológico e pouco ligada às questões sociais. As atividades
educativas ocorrem de forma pontual, centradas no paradigma tradicional
positivista, pouco utilizando os saberes tradicionais da comunidade indígena;
além disso, a pesquisa constatou que diversos problemas ambientais vêm
afetando a comunidade. Verificou-se ainda que estratégias didáticas com uso
de analogias são utilizadas sem sistematização. A investigação evidenciou
também a necessidade de cursos de formação inicial e continuada para
docentes, que possibilitem a aproximação entre conhecimento científico e
saberes tradicionais, buscando incluir na práxis pedagógica o estudo do
ambiente visando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na
comunidade indígena.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.