As Contribuições de Jogos Eletrônicos para a Formação Matemático-Pedagógica-Tecnológica de Professores das Seres Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Esse trabalho apresenta uma abordagem metodológica que une construção e aplicação de
jogos eletrônicos educacionais e formação continuada de professores das séries iniciais, nas
vertentes: pedagógica, metodológica e tecnológica. O desenvolvimento dessa pesquisa
fundamenta-se na abordagem construcionista e em autores que tratam da formação inicial e
continuada de professores de Matemática, bem como, Tecnologia da Informação e
Comunicação na Educação Matemática. Seu objetivo foi investigar as contribuições que o
processo de construção de jogos eletrônicos, do tipo RPG (Role Playing Game), pode trazer
para formação matemático-pedagógica-tecnológica de professores das séries iniciais do
Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual Barão de Parima,
localizada no município de Boa Vista-RR, com professores que ensinam matemática e tutores
de informática dessa escola, sob a abordagem qualitativa. O trabalho levou a refletir sobre as
possibilidades da construção e uso dos jogos eletrônicos, não apenas para a formação do
aluno, como também na continuação da formação do professor que ensina nas séries iniciais.
As referidas contribuições são evidenciadas por meio do uso de problemas contextualizados
nos jogos desenvolvidos, nos quais são trabalhados conteúdos matemáticos; também nas
ações pedagógicas e metodológicas desenvolvidas na construção dos jogos, com interesse no
ensino aos alunos; e nos recursos tecnológicos disponíveis, com a utilização do software
usado pelos professores durante o processo de construção dos jogos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.