O PROCESSO DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NA 27ª CRE

Juliana Volcanoglo Biekl

Resumo


A presente pesquisa é referente ao processo e aos critérios de escolha do livro
didático de Matemática do Ensino Fundamental na 27ª Coordenadoria Regional de
Educação – 27ª CRE. Foi realizado um estudo sobre o livro didático de Matemática
no Brasil e sua evolução histórica nos diferentes momentos do contexto nacional. A
pesquisa se desenvolveu para conhecer o processo e os critérios utilizados pelos
professores de Matemática para a escolha do seu livro didático. A investigação
envolveu os professores de Matemática do Ensino Fundamental desta
coordenadoria. Neste contexto foi investigada a participação do professor no
processo de escolha e como utiliza o livro didático de Matemática em suas aulas no
Ensino Fundamental. Os dados dessa pesquisa foram coletados a partir de um
questionário, respondido pelos professores das escolas do Ensino Fundamental
dessa coordenadoria. Os resultados desse estudo foram obtidos a partir da análise
das respostas e apresentados através de recursos estatísticos. A pesquisa permitiu
concluir que 71% dos professores participaram do processo de escolha do livro
didático de sua escola, e que a sua formação influencia nos critérios adotados para
a escolha deste material didático. Eles, independentemente da sua formação e
experiência, acabam por não utilizar o livro didático com frequência em suas aulas.


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