ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA: AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA DO CEFET-PI

José Itamar Soares

Resumo


O ensino de Ciências, especialmente a Física, requer uma metodologia diferenciada,
haja vista que o conhecimento científico exige um processo próprio, em que a atividade
experimental tem um papel importante para a compreensão dos conceitos. O presente trabalho
tem como objetivo geral investigar as concepções dos professores de Física do CEFET-PI, na
cidade de Teresina, no estado do Piauí, sobre a importância das atividades experimentais, no
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Física, identificando a
metodologia e procedimentos de ensino utilizados, de modo a estimular a curiosidade e a
aprendizagem dos alunos para os fenômenos da Física. Para atingir este objetivo foram
definidos como objetivos específicos, investigar as concepções dos professores sobres o uso
de atividades experimentais no ensino de Física, investigar as práticas pedagógicas para o
desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no ensino de Física e verificar as
condições disponibilizadas para uso de atividades experimentais para o ensino de Física no
CEFET-PI, em Teresina. A pesquisa teve como questões norteadoras: Na concepção dos
professores as atividades experimentais são necessárias para a aprendizagem da disciplina de
Física? Como é desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Física no
CEFET-PI, em Teresina? O problema que se quer resolver com essa pesquisa é: Quais as
concepções dos professores de Física do CEFET-PI, em Teresina, sobre as atividades
experimentais no desenvolvimento da disciplina de Física Nesta pesquisa optou-se por uma
abordagem qualitativa. Os dados empíricos foram coletados através de um questionário, com
perguntas abertas, completado pela observação dos pesquisados, entrevistas com os
participantes para complementação das informações coletadas no questionário aplicado, e foi
realizada uma análise documental dos planos de cursos e grades curriculares dos cursos onde
a disciplina de Física é ministrada. A pesquisa foi realizada no CEFET-PI, em Teresina-PI,
com os professores de Física que trabalham nos cursos em nível Médio, Técnico e Superior.
Após a análise dos resultados verificou-se que os professores são favoráveis à utilização de
atividades experimentais e ao uso de equipamentos multimídia para facilitar a aprendizagem
dos conceitos de Física. No entanto, ressaltam que a escola deve colocar à disposição dos
professores mais equipamentos, bem como, horários disponíveis para as devidas atividades,
viabilizando a formação de turmas com menor número de alunos para as atividades
experimentais. Além disso, os professores ressaltaram a necessidade de capacitação para
sentirem-se seguros para desenvolverem tais atividades.


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