(RE) LEITURA DAS PERCEPÇÕES DOS ACADÊMICOS NAS SAÍDAS A CAMPO: ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO FOCADA NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Resumo
A presente dissertação tem como problemática a (re) leitura das percepções
dos participantes em suas vivências nas saídas a campo através de seus relatos,
registros e imagens, o que favorecerá a construção de estratégias voltadas aos
princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - EDS. O objetivo desta
pesquisa foi investigar as percepções dos participantes nas saídas a campo através
do uso da (re) leitura dos relatos diante da construção de estratégias para a
Educação focada no Desenvolvimento Sustentável. Diante dos resultados, buscouse
relacionar os princípios do paradigma da EDS, nos relatórios construídos pelos
participantes nas saídas a campo no período de 2006, 2007, 2008 a 2009 nos
municípios do Rio Grande do Sul. Utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa,
baseada em processos analíticos, descritivos e interpretativos. Os relatórios foram
selecionados em três grupos denominados de recursos hídricos, parques e similares
e resíduos sólidos. Os resultados levaram à observação de vários impactos
ambientais, também a tímida caminhada em direção aos princípios da EDS. E
através da análise final da (re) leitura dos relatórios, acredita-se que as saídas a
campo possibilitam aos participantes (sociedade), mudança de comportamento,
resolução dos problemas socioambientais, aprendizagem ambiental e uma nova
visão sobre o ambiente no aspecto profissional.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.