ESTUDANDO A FAUNA E A FLORA NATIVAS E EXÓTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mariana de Souza Proença

Resumo


A part ir da exp losã o d e mogr áf ica e d o av anço das at iv idad es econ ô micas, t ant o no
me io rura l, como nas áre as urba nas, o ef eit o ant rópic o sobre o a mbie nt e t em sid o
respons áv el por u m i mp act o de elev ada ma gnit ude, co m r ef lexos r elev an t es sobr e
det er min ad os bio mas. Dia nt e dest a const at ação, d ev em ser cri ad as ações d e
educaç ão e d e consci ent i zação a mb ient a l qu e cont e mp l e m, e m u m primeir o
mo ment o, o con hec i ment o e a co mpr eensã o da b iod iv ersidad e f auní st ica e f lorí st ica
de n ossa re gi ão, ins erin do est e as pe ct o e m at iv idad es d e e ducaç ão f or mal e nãof
orma l. A prese nt e d issert açã o t e m como o bj et iv o inv est igar as perce pç ões e as
concepç ões d os educ and os e m relaç ão à f auna e à f lor a nat iv as e exót ic as como
t emát ic a n o E nsin o d e C iê ncias f oc ado na Educ ação A mbi ent a l. Por es t a ra zão,
f oram org ani zadas prát ic as p eda góg icas i nclu ind o a exp osiçã o di al oga d a co m a
aprese nt açã o d e i mag ens de esp éci es d e a ni ma is e p la nt as n at iv as e e xót icas a
est uda nt es do ens ino f und a ment a l e mé di o , co m a apl icaç ão d e i nst ru ment os d e
colet a de dad os cuj as res post as f or a m cot eja das co m as observ a ções da mest ra nd a
ao l on go da r eal i zaçã o d as c olet as d e da dos, gera ndo u m c onj unt o de inf ormaçõe s
est uda das c o m b ase na an ál ise de c ont eú do , p or meio de cat e go rias q u e
expressav a m a regu lari dad e das res post as obt id as. O s result ados de mo nst rara m
que, e mbor a os alu nos con heça m co m pro prie dad e muit as esp écies a pre sent ad as,
f oi v erif icado que há dif icu lda de no moment o de rec onh ecer as esp écies n at iv as de
ani ma is e pla nt as, de ma nda ndo a necessi da de de d esenv olv er est rat égia s
peda gó gicas qu e a bord e m est a t e má t ica, t ant o e m ní v el conc eit u al, q uant o prát ic o,
dev ido à rel ev ância das esp écies sob re os ecossist e mas e sobr e o i mp act o causa d o
pela i nt roduç ão d e espéc ies exót ic as de ani ma is e pla nt as. As imp licaç õe s dessas
concepç ões p ara a Educ ação A mb ie nt al conf ere m a n ecessi da de de d ese nv olv er e
aprof un dar o con heci ment o d a f aun a e da f l ora n at iv as e exót icas no Ensino d e
Ciênc ias b uscan do co m isso a pr o mo ção da a lf abet i zação ec ol ógic a.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.