SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este trabalho aborda a inserção de recursos da tecnologia informática
no ambiente educacional e sua contribuição para a melhoria do processo de ensino
e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio. Foi realizada uma investigação
sobre o uso do software educacional Graphmática para desenvolver o estudo sobre
as transformações trigonométricas que ocorrem nas funções seno, cosseno e
tangente. A investigação adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa. O cenário
foi a escola Estadual Presidente Tancredo Neves, localizada na Cidade de Boa
Vista, Estado de Roraima. Para uma melhor compreensão do processo, realizou-se
um breve relato histórico sobre a dinâmica da inserção do computador nos
ambientes sociais e, dentre eles, o espaço educacional. Em seguida, foram
apresentados softwares educacionais que assumem características ligadas ao
desenvolvimento da aprendizagem da Matemática, dentre os quais, o software
Graphmática, destacando suas principais características. Abordou-se o processo de
ensino e aprendizagem da Matemática, considerando os Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio e, em especial, o ensino da Trigonometria. Utilizouse
de uma amostra de alunos do 2º ano e, dentre o grupo, foram formadas as
turmas controle e experimento. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de
Informática da escola, com a turma experimento, e, em sala de aula convencional
com a turma controle. A avaliação inicial, o perfil do aluno e do professor, bem como
os encontros realizados com professores e alunos foram os instrumentos utilizados
para definir os componentes das turmas experimento e controle. O resultado da
avaliação inicial revelou que o grupo detinha o mesmo nível de conhecimento sobre
os conteúdos matemáticos abordados. Desenvolvido o conteúdo proposto, foi
aplicado um novo instrumento de avaliação e, de acordo com o resultado da
avaliação final, o pós-teste, verificou-se que a turma controle obteve média 4,71 e a
turma experimento obteve média 5,61. Os resultados obtidos demonstram que a
construção do conhecimento do conteúdo de Trigonometria ocorreu nas duas turmas
de maneira bastante semelhante; no entanto, o desenvolvimento realizado no
ambiente informatizado destacou-se pelo fato de proporcionar ao aluno mais
segurança, maior autonomia e motivação na construção do conhecimento fora ou
dentro da sala de aula, induzindo-os a descentralizar as fontes de informações.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.