EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS): PRESENÇA DE SEUS PRINCÍPIOS EM EMPREENDIMENTOS ECOTURÍSTICOS.

Marlise Silveira do Nascimento

Resumo


O estudo investigativo realizado ocupou-se da análise em diversos
empreendimentos eco turísticos, no período de 2008 a 2010, identificando nos
ambientes a presença ou não de possibilidades concretas de ensino e
aprendizagem para a Educação voltada ao Desenvolvimento Sustentável, bem como
as opiniões dos proprietários, gestores e usuários diante dos princípios de EDS.
Destacamos que os seres humanos devem ter consciência sobre o significado da
importância da manutenção do equilíbrio entre componentes bióticos e abióticos em
diferentes ecossistemas. Como objetivo geral a pesquisa buscou investigar as
atitudes dos gestores, proprietários e usuários de empreendimentos eco- turísticos
em relação aos seus conhecimentos, vivências e visão sobre os indicadores desta
pesquisa oriundos dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
(EDS). Destacamos os seguintes indicadores usados nos diversos caminhos
investigativos percorridos: Ecoturismo, Educação Ambiental, Desenvolvimento
Sustentável, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Gestão de
Empreendimentos Eco turísticos Utilizamos os fundamentos da pesquisa qualitativa
com a abordagem de métodos interpretativos, principalmente o Hermenêutico. Como
técnica de análise dos dados foi usada basicamente a Análise de Conteúdos e a
releitura de imagens. Os resultados obtidos mostram a necessidade da preservação
e manutenção dos ambientes naturais bem como a recuperação dos ambientes já
degradados pelo ser humano através de suas diferentes práticas de uso/ou
extrativistas, reduzindo os locais de preservação ambiental, bem como a utilização
dos referidos empreendimentos como locus para a Educação focada no
Desenvolvimento Sustentável. Vê-se a necessidade da vivência dos princípios que
norteiam a EDS, sendo este paradigma muito dinâmico, trazendo mudanças
significativas, onde os cidadãos vão agir trazendo mudanças sociais e ambientais
positivas através de uma ação participativa, com novo comportamento e novas
atitudes favoráveis ao paradigma do crescimento econômico equilibrado com a
sustentação ambiental..


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