EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS
Resumo
A qualidade dos ecossistemas aquáticos tem sido alterada em diferentes escalas
nas últimas décadas, desencadeada pela complexidade dos usos múltiplos pelo
homem. Em consequência, ocorre uma degradação ambiental significativa e uma
diminuição considerável na disponibilidade de água de qualidade, afetada pelas
mais diversas atividades, sejam elas domésticas, comerciais ou industriais,
produzindo inúmeros problemas ao seu aproveitamento. Cada atividade gera
poluentes característicos que têm uma determinada implicação na degradação do
corpo receptor. O presente trabalho aborda a Educação Ambiental (EA), voltada ao
Desenvolvimento Sustentável (DS) e aos impactos de resíduos em ambiente
aquático, visando analisar uma situação regional, onde ocorre um grande número de
habitações muito próximas a margens dos recursos hídricos, e propor ações
educativas para a disposição adequada de resíduos ali descartados. São
destacadas algumas alternativas como possíveis soluções para o panorama
regional, tais como políticas ambientais governamentais, que oportunizem fazer
frente aos objetivos de mudanças positivas no meio ambiente e, principalmente,
ações realizadas pela própria comunidade. Dessa forma se busca construir uma
consciência ambiental na região, onde o crescimento populacional, a expansão de
atividades econômicas e o desenvolvimento de infra-estruturas, têm levado à
modificação significativa do ecossistema aquático e poluição da área de um igarapé,
devido ao acúmulo desses resíduos. Visando a aplicação das estratégias de EA, o
trabalho foi desenvolvido com 10 alunos de 8ª série do ensino fundamental,
interagindo também com a comunidade local, residente nas margens do igarapé
Pricumã na zona Sul do município de Boa Vista, Roraima. As estratégias utilizadas
na pesquisa foram de entrevista por meio de Instrumento de Coleta de Dados (ICD),
aplicado pelos alunos à população, coleta de água para análise e levantamento de
dados por meio de planilha preenchida pelos alunos. Como instrumento de pesquisa
foi percorrida uma trilha ecológica de aproximadamente 1km de extensão. Os
resultados foram analisados quanti-qualitativamente e apresentados ao público em
feira de ciências realizada em Escola Estadual. A pesquisa proporcionou aos alunos
e comunidade do entorno do igarapé, reflexões sobre ações ambientais; os
resultados analíticos indicam que o igarapé se encontra comprometido pela
presença de coliformes e por apresentar assoreamento parcial em seu leito,
relacionado ao mau gerenciamento dos resíduos, que agridem o ambiente aquático
e sinalizam a necessidade de políticas públicas mais atuantes voltadas à educação
ambiental para o desenvolvimento sustentável de recursos hídricos.
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