UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO DE ESTUDO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, NO POLO DA UAB DE BOA VISTA (RR)
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo principal investigar aspectos do processo de estudo de
licenciandos em matemática na modalidade a distância. A pesquisa foi desenvolvida no polo
da Fundação Universidade Virtual de Roraima – UNIVIRR – localizado em Boa Vista (RR),
com cinco licenciandos do segundo semestre do Curso de Licenciatura em Matemática,
modalidade de Educação a Distância (EaD). Na pesquisa, com abordagem qualitativa, foram
utilizados como instrumentos de coleta de dados: questionário, entrevista semi-estruturada,
utilização da plataforma do curso e observação (acompanhamento das sessões de estudos)
com os licenciandos envolvidos no trabalho. No decorrer, confrontando o objetivo da nossa
pesquisa com os dados coletados, conseguimos apresentar indícios que revelam como pode
acontecer o processo de estudo de licenciandos em matemática na modalidade EaD. Assim,
assumimos que em nosso contexto o processo de estudos dos licenciandos acontece quando
esses estão: realizando as atividades matemáticas que foram inseridas no Ambiente Virtual de
Aprendizagem, dedicando-se ao estudo individual e coletivo, interagindo com tutores e
colegas e buscando material didático para o estudo. O trabalho levou a refletir, então, sobre os
aspectos como esses licenciandos buscam desenvolver seus estudos em cada um desses
acontecimentos, frente à modalidade EaD, em um curso a distância cujas concepções
pedagógicas são bem definidas; mas onde o processo metodológico utilizado apresenta-se
dissonante a essas concepções. Constatamos que os aspectos do processo de estudo desse
grupo de licenciandos estão diretamente condicionados ao modelo de curso a distância que
está sendo oferecido.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.