O ENSINO DE ESTATÍSTICA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DE RORAIMA
Resumo
Esse estudo investigou o ensino de Estatística nas Escolas de Ensino Médio
Integrado no estado de Roraima. Os conceitos estatísticos são fundamentais na
formação do cidadão por sua aplicabilidade cotidiana e em praticamente todas as
ciências. Os conceitos de Estatística segundo Cazorla, Kataoka e Silva (2010)
devem estar presentes na formação dos alunos desde as series iniciais passando
pelos cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação. Neste trabalho
nossa questão de pesquisa foi investigar como está sendo desenvolvido o ensino de
Estatística nas escolas de Ensino Médio Integrado no Estado de Roraima. Para a
realização da pesquisa adotamos uma metodologia de pesquisa de campo
abordando aspectos quantitativos e qualitativos e aplicamos questionários e
entrevistas para os professores. A aplicação do questionário ocorreu no período de
10 a 28 de março de 2011 no turno matutino. Averiguamos também, os currículos
das escolas de Ensino Médio Integrado. Os dados coletados foram analisados a
partir do referencial teórico que propiciou subsídios para diagnosticar como está
sendo desenvolvido o conteúdo de Estatística nas escolas de Ensino Médio
Integrado no Estado de Roraima. Após analisamos os dados coletados verificamos
que a Estatística está presente, nas escolas pesquisadas, sendo contemplada no
currículo, o qual contém objetivos, orientações metodológicas e conteúdos
referentes ao eixo Análise de dados, um dos três eixos junto com a Álgebra:
números e funções, Geometria e Medidas. Todos os professores são licenciados em
Matemática, utilizam como principal metodologia a resolução de problema e o seu
principal recurso didático e o livro didático. Diante dos resultados obtidos,
verificamos que o ensino de Estatística está sendo desenvolvido nas escolas de
Ensino Médio Integrado no Estado de Roraima, porém, com algumas restrições,
como a falta de formação dos professores referentes à Educação Estatística.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.