A FORMAÇÃO INICIAL DO LICENCIADO EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO MÉDIO
Resumo
No contexto educacional atual, entende-se que é fundamental garantir que os alunos
das escolas públicas contem com uma escola de qualidade, baseada em uma estrutura
adequada e professores com formação que atenda às necessidades de uma sociedade
em constante transformação. A formação dos professores deve ser estruturada, de
modo que os mesmos possam desenvolver as competências e habilidades necessárias
para o seu bom desempenho profissional. A rede pública de ensino, com destaque as
escolas localizadas na cidade de Boa Vista, capital do Estado Roraima, não foge dessa
realidade, necessitando contar com profissionais qualificados, capacitados para
atender às necessidades educativas emergentes. Nesse contexto, justifica-se a
pertinência em realizar uma investigação sobre a formação de professores em Boa
Vista, bem como a concepção dos professores em exercício sobre seus processos de
formação. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis articulações
entre os pressupostos emanados nas Diretrizes Curriculares para Formação de
Professores, a estruturação dos Cursos de Licenciatura em Matemática e as
concepções teórico-práticas dos professores de Matemática que atuam nas escolas
públicas de Ensino Médio no município de Boa Vista. Metodologicamente, a
investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e corresponde ao tipo
exploratório descritivo, o qual possibilita a imersão do pesquisador no objeto de estudo
e uma mediação dos aspectos que emergem do fenômeno investigado. O estudo
realizado teve como população alvo vinte e nove professores licenciados em
Matemática, lotados em escolas públicas de Ensino Médio no município de Boa Vista e
os Coordenadores dos Cursos de Matemática de duas Instituições de Educação
Superior públicas, uma federal e outra estadual, existentes no Estado. Inicialmente, um
estudo documental permitiu analisar os Projetos Pedagógicos dos cursos de
Licenciatura em Matemática, ofertados pelas Instituições de Ensino Superior, das
Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de professores da Educação Básica,
das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciatura em Matemática. Junto aos
professores e coordenadores, os instrumentos de investigação utilizados foram
questionário e entrevista semi-estruturada. Teoricamente, buscou-se respaldo nos
princípios e nos fundamentos legais elencados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Formação de Professores da Educação Básica e para os Cursos de Licenciatura
em Matemática e autores como Nóvoa (1995), Perrenoud (2000), Imbernón (2009),
Perez (1999, 2005), Onuchic (1999, 2005) e Tardif (2008). Concluindo a trajetória da
investigação, percebe-se que as articulações investigadas entre os pressupostos
presentes nas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores e a estruturação
dos Cursos de Licenciatura em Matemática estão em consonância na maioria dos
aspectos analisados. Em relação às concepções teórico-práticas manifestadas pelos
professores de Matemática, as mesmas indicam que a formação dos professores deve
estar fundamentada nos pressupostos do educador reflexivo, ou seja, aquele que
pesquisa, ensina e educa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.