PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA: ANÁLISE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA INSTITUIÇÃO DO PARANÁ-ESTUDO DE CASO

Izabel Cristina Todeschini Andreatta

Resumo


O presente estudo investiga a disciplina Prática de Ensino, tanto em relação ao contexto
histórico quanto à importância no currículo do docente. Também é investigado aspectos
relacionados à legislação e análise da Prática no Ensino de Biologia. Apesar dos problemas
relacionados à formação inicial serem conhecidos a disciplina de Prática de Ensino, nos
cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, vem passando por reestruturações exigidas
pelo atual modelo de legislação educacional. Esse modelo refere-se a importância da Prática
de Ensino, justificando o acréscimo em horas-aula nos cursos de licenciaturas. Inicialmente
foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em relação a disciplina prática de ensino,
principalmente em trabalhos apresentados na Escolas de Verão e Encontros de Perspectivas
em Ensino de Biologia. Os trabalhos analisados apresentavam relatos referentes a aspectos
históricos e mudanças curriculares referentes ao assunto. Após a investigação bibliográfica,
analisou-se esta disciplina Prática de Ensino do curso de Licenciatura em Biologia de uma
Instituição privada de Ensino Superior do Paraná. Essa instituição atende alunos de diferentes
regiões do Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio grande do Sul. Ao
investigar a disciplina Prática de Ensino em Biologia, suas formas alternativas de metodologia
de ensino, a pesquisa busca fazer um diagnóstico da Prática de Ensino destes eventos com a
realidade do Sudoeste do Paraná. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois
questionários. Estes foram aplicados a professora de prática de ensino, estudantes e egressos
da instituição pesquisada. Os dados coletados foram analisados através do conteúdo das
respostas, onde foram agrupadas em categorias. A pesquisa foi desenvolvida no sentido de
conhecer as ações pedagógicas, identificar as necessidades formativas e perspectivas futuras.
Através deste trabalho verificamos que a oportunidade de uma prática associada a teoria,
permeada pela pesquisa de sala de aula e sua reflexão, são pontos a serem considerados na
formação inicial dos professores de Biologia. Mudança no desenvolvimento da disciplina de
Prática de Ensino poderá ser uma das principais alternativas para a solução dos problemas
relacionados a formação inicial. Os resultados dos dados coletados demonstram que a prática
de sala de aula, a vivência e reflexão, bem como a pesquisa devem fazer parte da formação
inicial . Desta forma a disciplina Prática de Ensino poderia estar contribuindo para a formação
de um profissional competente, criativo, dinâmico e contextualizado. Também, é importante
que a prática docente seja fundamentada na formação de um professor com perfil adequado às
Diretrizes Curriculares em Biologia.


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