E-LEARNING COM ANÁLISE COMBINATÓRIA

Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Resumo


A facilidade de acesso aos computadores e à Internet tem mudado as características de
interação do ser humano com o mundo. Nesse período de informatização massiva, onde várias
atividades têm migrado para o digital, a aprendizagem eletrônica é uma das possibilidades
para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no meio computacional. Esse
trabalho investigou como implementar um e-learning com o tema Análise Combinatória,
baseada no padrão SCORM, de maneira que o aluno tenha a liberdade de estudo e a
possibilidade de escolha entre recursos metodológicos diferenciados. Nesse sentido, o
objetivo geral foi investigar o desenvolvimento de uma sequência didática em formato
eletrônico, com o conteúdo matemático de Análise Combinatória, utilizando recursos
metodológicos diferenciados, possibilitando gerar cenários diferenciados e individualizados
de navegação. A metodologia de investigação consistiu no desenvolvimento de um
e-learning, na plataforma ILIAS, e de um experimento com 7 alunos do curso de Licenciatura
em Matemática, da Universidade Luterana do Brasil, no Rio Grande do Sul, com os conceitos
do Princípio Fundamental da Contagem, Permutação Simples, Arranjo Simples e Combinação
Simples, com diferentes apresentações didáticas, utilizando vinte objetos de aprendizagem.
Para o desenvolvimento da sequência didática utilizou-se, além dos dezessete objetos de
aprendizagem desenvolvidos para a sequência, três objetos da Rede Internacional Virtual de
Educação (RIVED) e os seguintes recursos tecnológicos: Lousa interativa; Vídeo tutorial;
Teste Adaptativo Computacional (iQuiz/iQuizcreate); Ferramenta de autoria Reload;
plataforma eletrônica de aprendizagem ILIAS. O e-learning proporcionou, aos alunos, a
escolha entre os diferentes objetos multimidiáticos, possibilitando a continuação na sequência
ou a revisão do conteúdo já estudado, valorizando a autoavaliação, e o acompanhamento da
sua aprendizagem, através de um Teste Adaptativo Computacional. A coleta de dados foi
realizada através das observações do pesquisador e das informações armazenadas no banco de
dados da plataforma de aprendizagem utilizada no experimento. A análise dos dados foi
realizada segundo as categorias: plataforma de aprendizagem, sequência didática e sequência
de navegação dos estudantes. Os resultados apontam, em virtude dos objetivos investigados,
que a pesquisa cumpriu seus propósitos, apresentando um e-learning em uma proposta
concreta de trabalho que valoriza a autoavaliação do aluno, com um tema matemático
relevante à formação do pensamento formal, a Análise Combinatória.


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