Second Life: Simulando situações de risco como apoio a um curso Técnico em Mecânica
Resumo
A educação profissional tem o dever de atender às necessidades das indústrias e dos trabalhadores quanto à formação de mão de obra especializada, apta a desempenhar o seu dever seguindo normas de saúde e segurança do trabalho. A utilização de tecnologias da informação e comunicação, especialmente a utilização de ambientes virtuais, pode colaborar nesse processo, enquanto recurso didático, como já vem sendo feito em várias áreas, desde a aviação comercial à dinâmica de pedestres. Neste trabalho, de cunho teórico e descritivo, com enfoque no Design Instrucional, apresenta-se uma proposta pedagógica de utilização do Second Life (SL) como apoio a um curso técnico em mecânica. Devido à experiência do pesquisador como docente no ensino técnico, com experiência em linguagens de programação e em software de CAD (computer-aided design), aquele decidiu pela construção de um torno virtual que permite simular situações de risco em um processo de usinagem, de forma que o aluno possa compreender melhor as questões relacionadas aos riscos à sua segurança e saúde no trabalho a que estará submetido em ambientes da indústria mecânica. Os resultados do estudo preliminar, realizado com a utilização deste experimento no SL, indicaram uma maior conscientização do estudante quanto à utilização do Equipamento de proteção individual.
Apontamentos
- Não há apontamentos.