RECUPERAÇÃO DE CONTEÚDOS: DESENVOLVENDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÕES DE 1º GRAU DISPONÍVEL NO SISTEMA INTEGRADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM (SIENA)

Andrielly Viana Lemos

Resumo


O presente trabalho busca investigar em que medida uma Sequência Didática Eletrônica, com
o tema equações de 1º grau, disponível no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem
(SIENA), favorece a recuperação de conteúdos para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.
Para o desenvolvimento da Sequência Didática Eletrônica, foram investigados elementos das
Tecnologias da Informação e Comunicação que pudessem se constituir em ambiente
facilitador para a recuperação de conteúdos. Optou-se por utilizar o SIENA, pois o mesmo
possibilita que sejam disponibilizados, aos estudantes, testes adaptativos, os quais permitem a
geração de um mapa individualizado que apresenta o desempenho dos mesmos. A partir desse
desempenho, alunos que apresentem dificuldades podem acessar sequências didáticas
específicas, as quais são constituídas por materiais de estudo, buscando uma retomada de
ideias, conceitos e procedimentos, assim como por atividades criadas nos software JClic e
Scratch, utilização de jogos, atividades online, objetos de aprendizagem e vídeos. A
Sequência Didática Eletrônica Equações de 1º grau está estruturada em torno de seis conceitos
principais: Expressões Algébricas, Igualdade e Equivalência, Conceito de Equação,
Resolução de Equações de 1º grau I, Resolução de Equações de 1º grau II e Situações
Problemas, a partir dos quais são disponibilizados os testes adaptativos e as sequências
didáticas específicas. A investigação foi realizada com um grupo de 21 alunos do 7º ano do
Ensino Fundamental, em sete encontros semanais nos quais os alunos realizavam os testes
adaptativos e estudavam por meio das sequências didáticas, à medida que apresentavam
dificuldades. Os instrumentos de coleta de dados utilizados na investigação foram
questionários, entrevista semiestruturada com os professores titulares, banco de dados do
SIENA, produções dos alunos, gravações em áudio e vídeo e observação participante da
pesquisadora. Resultados apontam que o trabalho auxiliou os alunos na superação das
dificuldades em relação ao tema, principalmente, na compreensão das equações como
igualdade, na representação de situações problemas por meio de equações e na utilização dos
procedimentos para resolução. Assim, considera-se que a Sequência Didática Eletrônica
Equações de 1º grau, possibilitou aos alunos uma retomada dos conceitos e procedimentos em
torno das Equações de 1º grau, favorecendo a recuperação individualizada do conteúdo e a
superação de dificuldades.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.