ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES COM O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Alexandre Branco Monteiro

Resumo


Neste trabalho apresenta-se o desenvolvimento, investigação, aplicação e avaliação de uma
sequência didática eletrônica para os anos finais do Ensino Fundamental com o tema Frações,
direcionada a alunos que necessitam de estudos de recuperação. A sequência didática foi
desenvolvida utilizando o Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), que é um
sistema para apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de qualquer
conteúdo, desenvolvido pelo convênio de pesquisa entre o Grupo de Estudos Curriculares de
Educação Matemática (GECEM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Brasil, em
convênio com o Grupo de Tecnologias Educativas, da Universidade de La Laguna (ULL), em
Tenerife, Espanha. Para o desenvolvimento de uma sequência didática no SIENA são
necessárias as seguintes ações: o desenvolvimento de um mapa conceitual com o conteúdo,
evoluindo para um grafo de conceitos que serão trabalhados, onde em cada conceito há um
teste adaptativo e uma sequência didática. Esta pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. A
primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento bibliográfico dos aspectos teóricos e
didáticos dos conceitos do conteúdo de Frações e sobre as dificuldades de aprendizagem
relacionadas a esse tema. E com base na investigação realizada foi desenvolvida uma
sequência didática eletrônica do conteúdo de Frações, com materiais de estudo para cada
conceito a ser trabalhado com os alunos. A segunda etapa iniciou com a implementação do
ambiente de investigação na plataforma SIENA. Onde nessa fase foram disponibilizados na
plataforma os materiais de estudo nos recursos tecnológicos pesquisados, em PowerPoint,
atividades online e atividades com o aplicativo JClic, assim como o banco de questões para os
testes adaptativos. Para a validação da sequência didática construída, foi desenvolvido um
experimento, na plataforma SIENA, com um grupo de 19 alunos, de duas turmas do 7º ano,
de uma escola pública do município de Canoas participante do projeto Observatório da
Educação. A partir dos dados coletados no experimento foi realizada uma análise dos
resultados em três perspectivas: análise geral do desempenho dos alunos, análise individual do
desempenho dos alunos e a análise da sequência didática eletrônica. Os resultados apontam
que os alunos participantes do experimento apresentaram dificuldades com os conceitos
iniciais de Frações, além dos conceitos de equivalência, simplificação e comparação. E
apresentaram um melhor desempenho com as operações com Frações. Quando os alunos
necessitaram de estudos de recuperação a sequência didática apresentou resultados positivos
no apoio aos mesmos no avanço da compreensão do conteúdo de Frações.


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