Atividades em campo como estratégias na aprendizagem significativa em Educação Ambient
Resumo
Este estudo analisou o valor formativo das atividades em campo como estratégias de
ensino para aprendizagem significativa, numa perspectiva de construir uma proposta
metodológica para a Educação Ambiental. A Educação Ambiental tem seu enfoque orientado à
solução de problemas ambientais concretos da comunidade, com a participação ativa de todos os
envolvidos. A fim de possibilitar uma melhor qualidade de vida e sensibilizar os participantes
para que ocorra, nos mesmos, mudança de conduta pessoal frente a questões ambientais. As
atividades aplicadas para o desenvolvimento desse trabalho ocorreram em ambientes informais,
na natureza com estudantes de diferentes níveis de ensino (estudantes da ULBRA, da escola
Bento Gonçalves do município de Canoas/RS e estudantes do curso Normal de diversas escolas
da região metropolitana de Porto Alegre) em diferentes momentos, porém com a utilização da
mesma metodologia. Realizou-se um pré-teste com a amostra selecionada em que foram
verificadas as concepções dos alunos sobre alguns conceitos e assuntos ambientais. Para dar
maior fidedignidade aos resultados, analisou-se quantitativamente o pré e o pós-teste (realizado
antes e após o trabalho de campo) dos conceitos explorados, utilizando o teste t-student (SPSS),
que comprovou um aumento significativo na compreensão dos conceitos explorados após a
intervenção da pesquisadora. Considerando que, para realizarmos a Educação Ambiental é
necessário conhecermos as concepções sobre meio ambiente das pessoas envolvidas nas
atividades. Através do trabalho de campo são externadas concepções alternativas e científicas em
que a aprendizagem se efetiva através da observação, do diálogo, dos questionamentos e da
integração entre os alunos. Em campo, os estudantes observam e questionam o local explorado,
sendo, então, auxiliados pela pesquisadora. Em grupos os estudantes externalizam, através de
diálogos, cartazes e mapas conceituais os temas explorados em campo, apresentam seus
trabalhos, relatam as atividades desenvolvidas e avaliam a metodologia e o local onde o trabalho
se desenvolveu. As atividades, a metodologia e o local onde a pesquisa foi realizada foram
avaliados qualitativamente pela análise de conteúdos. Verificou-se que o trabalho desenvolvido
em campo possibilitou uma maior compreensão dos conceitos explorados pelos quatro grupos de
estudantes. Assim, de acordo com os resultados analisados, o local e a metodologia foram
adequados, indicando a possibilidade de que esse estudo pode ser utilizado como proposta
metodológica para o ensino de Educação Ambiental, adaptando-o ao contexto das pessoas
envolvidas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.