CONCEPÇÕES METODOLÓGICAS PARA O USO DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Cristian Douglas Poeta

Resumo


Esta pesquisa buscou investigar quais concepções metodológicas dos professores de
Matemática, que atuam do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental, acerca do uso de Jogos
digitais educacionais, sustentam as ações didático-pedagógicas para o ensino da Matemática.
Objetivou-se investigar as concepções metodológicas dos professores de Matemática acerca
da utilização dos jogos digitais nas aulas de Matemática, investigar os jogos indicados e
utilizados pelos professores e investigar as ações didático-pedagógicas dos professores
realizadas durante a atividade com o jogo digital no ensino do conteúdo matemático no
laboratório de informática. Participaram 7 professores do município de Canoas/RS. A
investigação foi dividida em dois momentos: investigação das concepções sobre o uso de
jogos digitais como estratégia metodológica por meio de questionários e posteriormente a
filmagem das ações envolvidas na prática docente durante uma aula com a utilização de um
jogo digital ministrada no laboratório de informática das 4 escolas participantes. O aporte
teórico focou nos jogos digitais e sua relação com a Educação, versando sobre a natureza do
jogo e sua etimologia, a caracterização e uso dos jogos digitais educacionais. A análise dos
dados considerou as ações dos professores investigados observadas durante as atividades,
divididas nas categorias: estruturação da atividade, ações para a aprendizagem com o uso de
jogos digitais e prática de sala de aula e a atividade com o jogo. Os resultados da relação entre
concepções e ações metodológicas apontaram para a necessidade de uma formação que
relacione teorias, metodologias e desenvolvimento acerca dos jogos digitais na Educação, pois
as concepções inicialmente apresentadas pelos professores investigados não sustentaram as
ações desenvolvidas pelos mesmos durante a atividade para o ensino dos conteúdos com a
utilização dos jogos digitais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.