EDUCAR PELA PESQUISA VISANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O AMBIENTE COMO TEMA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Julio Mateus de Melo Nascimento

Resumo


A aula de Biologia e Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode ser um espaço
criativo, tanto para os alunos, quanto para os professores envolvidos, podendo oportunizar
tanto a produção individual quanto a coletiva. Neste enfoque esta dissertação apresenta como
tema de estudo o ambiente, sob a forma de estratégias didáticas interdisciplinares na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Venâncio Aires/RS, durante o ano
letivo de 2011. Envolveu 2 (duas) professoras de Artes e 2 (duas) professoras de Biologia,
juntamente com os demais docentes atuantes na EJA; 41 (quarenta e um) alunos, de duas
escolas (uma particular e uma pública estadual). Este estudo teve como desafios, buscar na
metodologia do ensino na área de Educação em Ciências, estratégias didáticas para trabalhar a
Educação Ambiental aplicada ao cotidiano dos estudantes que frequentavam a EJA, visando a
Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Buscou-se a fundamentação no
embasamento teórico a seguir: Educar pela Pesquisa, Educação Ambiental para o
Desenvolvimento Sustentável, Temas Geradores e Interdisciplinaridade, Educação de Jovens
e Adultos, Resolução/solução de Problemas e a Interpretação das Imagens com Significado. O
caminho metodológico percorrido neste trabalho envolveu estratégias como: aula expositiva
dialogada e participativa; atividades interdisciplinares de Biologia e Artes na
resolução/solução de problemas; temas geradores, desenhos e representações gráficas
produzidas pelos(as) alunos(as) que constituíram instrumentos aptos para representar os
esquemas conceituais, estabelecendo relações significativas e permitindo a identificação dos
problemas socioambientais e/ou educacionais locais. A análise das atividades
interdisciplinares de acordo com as categorias foram construídas no decorrer da pesquisa. A
análise das respostas dos alunos ao pré e pós teste confirma que a pesquisa a respeito da EA é
uma forma significativa de compreender o efeito das ações realizadas em sala de aula. A troca
de experiência e as discussões realizadas pelo grupo EJA e docentes, possibilitaram construir
nas Escolas envolvidas, um espaço de diálogo, de novas aprendizagens e novos
entrosamentos. O uso de diferentes estratégias de ensino utilizadas nas atividades
interdisciplinares em sala de aula, foi fundamental na aprendizagem dos(as) alunos(as) da
EJA, pois propiciou a associação com temas e assuntos do seu cotidiano, evidenciados
através de verbalizações e representações gráficas apresentadas nos trabalhos. A investigação
temática, onde os(as) alunos(as) e professores buscaram o aumento vocabular representou
mais uma etapa de descoberta em que foi possível acrescentar palavras novas e temas
relacionados com a vida cotidiana dos(as) envolvidos(as) e do seu grupo social.


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