O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE PERCEBENDO-SE EM CYBERFORMAÇÃO

Denilson José Seidel

Resumo


Esta pesquisa objetiva revelar como o professor de matemática em Cyberformação
percebe-se professor online no que tange aos aspectos de ensino e aprendizagem
de conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. Devido a isso, estruturamos a base
teórica em torno de dois pilares principais: a formação de professores de matemática
e a percepção. No primeiro deles, a sustentação advém do entrelaçamento de fios
intencionais constituídos por questões históricas desta formação, pelo uso de
tecnologias e pelo encadeamento destas perspectivas que nutrem e revelam nossa
concepção de formação de professores de matemática, as quais, em conjunto,
constituem esta tessitura teórica. No segundo pilar, o aporte teórico se apoia
essencialmente na obra Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, cuja
abordagem circunscreve a noção de percepção para este filósofo. Seguindo pelos
caminhos da pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica, buscando ir-acoisa-mesma
(BICUDO, 2000a), nos lançamos intencionalmente à percepção do que
se mostra nas expressões do percebido pelos sujeitos da pesquisa durante a
experiência vivida em um Curso de Extensão, totalmente a distância, com 40 horas
de duração, desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, consoante
as premissas da Cyberformação1. Neste campo fenomenal, percebemos o professor
de matemática online como um ser envolto por fluxos, cujos movimentos o
aproximam e/ou o afastam de um ser em si e de um ser para si (MERLEAU-PONTY,
2006) por meio da estrutura dinâmica “figura-fundo”. Nesta totalidade, destacamos
como figuras desse fundo, ao olharmos intencionalmente para o “entre” os polos em
si e para si, o movimento articulador do conhecimento matemático, o movimento em
direção às concepções/procedimentos pedagógicos e o movimento que envolve o
uso de tecnologias em processos de ensino e de aprendizagem. No fluxo que se
direciona ao ser em si, o conhecimento matemático é compreendido como universal,
verdadeiro, rigorosamente preciso por meio de sua linguagem exata, organizados
previamente em partes e classificados hierarquicamente do mais simples ao
complexo; as situações de aprendizagem seguem modelos padronizados e
fechados, nas quais os alunos devem seguir os passos definidos a priori pelo

professor de matemática online; o uso de tecnologias orienta-se à reprodução de
procedimentos pedagógicos caracterizados pela linearidade e previsibilidade, muitas
vezes apenas como um modismo para atender as demandas da sociedade. No fluxo
que se direciona ao ser para si, o conhecimento matemático se encontra na
totalidade do professor de matemática online enquanto ser-no-mundo e dali é
destacado intencionalmente nas ações cognitivas matemáticas vividas
simbioticamente por este ser-on-off-line; as concepções/procedimentos pedagógicos
tendem a ser abertos, permeadas por atividades que possuem múltiplos caminhos
de resolução, possibilitando assim que a produção de conhecimento matemático
seja o resultado das ações dos seus alunos, mediante movimentos intencionais do
corpo-próprio cognoscente destes seres-on-off-line; o uso de tecnologias, nestas
atividades, alinha-se com a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-comtecnologias
(ROSA, 2008), configurando-se assim como um meio que pode
transformar e potencializar a cognição matemática dos alunos ao vivenciarem a
experiência educativa matemática com tecnologias. Assim, esta pesquisa abre
horizontes à formação de professores de matemática, especialmente em relação aos
processos educativos matemáticos online.


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