ENSINO DE BOTÂNICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA: SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO
Resumo
A importância do ensino de Botânica para o Farmacêutico vai além do ensino da Fisiologia,
Anatomia e Sistemática Vegetal. Como questão norteadora deste estudo, optou-se pela
seguinte: O ensino de Botânica nos cursos de graduação em Farmácia contribui na
qualificação do profissional farmacêutico, oferecendo-lhe maiores possibilidades de atuação
profissional?Para tanto foram previstos e alcançados os seguintes objetivos: Analisar o
processo ensino e aprendizagem em Botânica, nos cursos de graduação em Farmácia em três
universidades do Rio Grande do Sul, avaliando a contribuição da disciplina na qualificação do
profissional farmacêutico, oferecendo-lhe maiores possibilidades de atuação profissional;
investigar os conteúdos e os caminhos metodológicos usados no desenvolvimento da
disciplina de Botânica, obtidos da análise dos mesmos e sua utilização junto ao corpo docente
e discente, nos três cursos de graduação estudados; analisar a importância da disciplina de
Botânica, para o farmacêutico no desempenho de sua função, através de coletas de dados,
conhecendo as possibilidades de atuação destacadas pelos acadêmicos e egressas do curso,
visando o conhecimento de sua importância na formação profissional; analisar dados relativos
à legislação pertinente à categoria farmacêutico comparando o previsto na LDB - Lei de
Diretrizes e Bases 93/94 de 1996 e a legislação vigente no Conselho Regional de Farmácia –
CRF-RS, através das opiniões dos egressos relativos aos conteúdos ministrados e suas
relações no exercício profissionais e recomendar mudanças nos conteúdos e nos caminhos
metodológicos para o desenvolvimento da disciplina de Botânica, baseando-se nos dados
coletados nos Instrumento de Coleta de Dados – ICD(s) aplicados, oferecendo subsídios para
mudanças no planejamento de ensino. Para atingir os objetivos propostos deste trabalho,
foram utilizados os dados obtidos a partir de Instrumentos de Coletas de Dados aplicados nos
anos de 2004 e 2005 a acadêmicos, professores e coordenação de curso, das instituições:
Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e
Universidade Luterana do Brasil, além de egressos do curso de Farmácia. Como metodologia
usou-se o Método Hermenêutica e como técnica, a Análise de Conteúdos. Após análise das
respostas dos entrevistados, verificou-se que as aulas não estão sendo direcionadas para o
curso de Farmácia, falta de aulas práticas, conteúdos extensos para a carga horária ofertada,
falta motivação para alunos e professores. Há necessidade de uma maior contextualização e
deve ser uma disciplina ministrada com foco no curso de Farmácia. Várias recomendações
foram sugeridas para uma melhoria no currículo do curso no que se refere à disciplina de
Botânica, destacando-se: uma ampla revisão ou avaliação no ensino de Botânica destes
cursos; analisando a forma de abordagem da disciplina de Botânica, bem como a sua
contribuição para a formação do farmacêutico.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.